Como Fazer

De sofás a colchões, saiba como fazer o descarte de móveis corretamente

Por Mariana Queiroz

Provavelmente você já ouviu falar da importância de separar o lixo corretamente e reciclar. Mas e aquele sofá ou colchão antigo que você quer trocar por novos? E aquele móvel quebrado que você precisa jogar fora? O que fazer com eles?
Canva
Definitivamente, não é queimando os itens ou deixando-os em terrenos baldios, como, infelizmente, ainda é muito comum por aí. Móveis como sofás, colchões e guarda-roupas são compostos por madeiras tratadas com produtos químicos. A queima desses materiais produz uma quantidade imensa de gás carbônico, colaborando para a destruição da camada de ozônio, o que agrava as mudanças no clima.
Canva

Descarte irregular é crime ambiental

O descarte em terrenos baldios, rios ou vias públicas é considerado crime ambiental, e pode acarretar em penalidades que variam de cidade para cidade. Podem ser de reclusão a multa, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, a multa é de R$ 819,81.
Canva
Então, o que fazer? Nesse guia, Ecoa te explica melhor como você pode descartar móveis de forma correta, sem prejudicar o meio ambiente.
iStock

Doe

Se o móvel ou item a ser descartado ainda está em boas condições, que tal doá-lo? Se você não conhece alguém que precise, há instituições como Exército da Salvação e Casas André Luiz que possuem pontos de coleta e também fazer retiradas agendadas. Essas instituições costumam fazer bazares, e a renda arrecadada é utilizada nos projetos sociais em que atuam.
Canva

Coleta da prefeitura

Cada cidade costuma oferecer, pela própria prefeitura, serviços gratuitos de coleta e pontos de descarte. Em São Paulo, por exemplo, existe a 'Operação Cata-Bagulho', também há ecopontos até onde você mesmo pode levar o que precisa. É importante consultar a programação da coleta e os endereços dos ecopontos no site ou pelo telefone da prefeitura, o 156. Vale a pena entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para conferir.
Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Serviços privados

Outra opção é contratar o serviço oferecido por empresas privadas. Uma delas é a Ecoassist, que tem parceria com algumas seguradoras. Quem é segurado não paga pelo serviço, quem não é pode solicitar orçamento e contratar por site ou telefone. É possível também chamar catadores pela plataforma Cataki.
Ecoassist/Divulgação

O que acontece depois que o material é coletado?

Os móveis são desmontados e as peças e partes são separadas de acordo com a utilidade e material. Então, são destinadas para reciclagem ou reutilização conforme cada matéria-prima.
Canva
Fácil, né? Agora você já sabe como descartar os móveis que não quer mais de forma sustentável!
Canva
Publicado em 08 de junho de 2022.
Reportagem: Mariana Queiroz
Edição: Paula Rodrigues