Como Fazer

De papel a remédio, saiba o que pode ou não ser jogado no vaso sanitário

Por Mariana Queiroz

Muita gente, mesmo que com a melhor das intenções, tem o costume de jogar papel higiênico, remédios, fio dental, os mais diversos líquidos e até areia de gato no vaso sanitário. Nem sempre essa prática é recomendada, seja por risco de entupimento ou até de corrosão da rede de esgoto ou contaminação das águas.
Canva
De acordo com o Relatório de Sustentabilidade Sabesp 2021, cerca de 170 toneladas de materiais são coletados das águas e enviados para reciclagem anualmente. Certamente esse material não deveria estar ali.

Além da poluição, a obstrução das redes de esgoto é outro problema sério causado pelo uso indevido do vaso sanitário. Para se ter uma ideia, são mais de quatro atendimentos por hora com o intuito de desobstruir redes de esgoto só na cidade de São Paulo, o que significa uma média mensal de 2.600 desobstruções.
iStock
Mas afinal, o que pode e o que não pode ser descartado no vaso sanitário? Ecoa foi buscar informações na Sabesp, Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, para saber o que é o que não é permitido jogar ali.

Listamos os itens mais comuns para te ajudar a fazer o descarte correto e evitar problemas tanto à rede de esgoto quanto ao planeta.
Canva

Papel higiênico

De modo geral, quase todo papel higiênico é biogradável e seria ótimo se pudesse ser descartado sem problemas no vaso sanitário. Essa prática reduziria o uso de sacolas plásticas no cesto de lixo, bem como a quantidade de lixo destinado a aterros sanitários e a contaminação de profissionais da cadeia do lixo por contato com fezes e sangue, por exemplo.
Canva
O problema é que o encanamento dos prédios e casas brasileiras não costuma estar preparado para esse descarte. Por isso, antes de jogar o papel no vaso sanitário, certifique-se de que o encanamento suporta essa prática.

Outro dado que vale ser considerado: jogar papel no vaso requer, em média, 6 litros a mais de água na descarga.
Canva

Lenços umedecidos

Quase todo lenço umedecido disponível no mercado é feito de material sintético. Só isso já seria suficiente para não jogá-lo no vaso sanitário, mas um outro bom motivo é que, na estrutura de esgoto brasileira, assim como o papel higiênico, ele tende a não fluir e as chances de entupimento são grandes.
Canva

Lentes de contato

Tão pequenas e transparentes, as lentes de contato praticamente desaparecem quando colocadas na água e é aí que mora o perigo. Elas dificilmente são capturadas na filtragem do tratamento de esgoto e acabam indo parar nos mares. Então, descarte-as no lixo comum.
Canva

Fio dental

É só um fiozinho fininho, mas o estrago pode ser grande. Além de geralmente ser feito de nylon ou outros componentes não biodegradáveis, o fio dental pode se prender em coisas maiores, formando bolas que obstruem a rede de esgoto. Portanto, ele deve ser descartado no lixo comum.
Canva

Absorventes, preservativos, algodões e cotonetes

Mesmo que sejam biodegradáveis, o que é raro, não devem ser descartados na privada. Além de poluentes, são itens que podem se acumular nas curvas dos canos, provocando entupimentos.
Canva

Medicamentos

O tratamento de águas não é preparado para filtrar fármacos. Um artigo publicado na revista Pnas revela que todos os rios do mundo já estão contaminados por resíduos medicamentosos. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Brasil Health Service (BHS) aponta que 1 kg de remédio descartado na rede de esgoto contamina até 450 litros de água. Ou seja, nada de jogar remédios, na forma de comprimidos ou líquidos, no vaso sanitário ou em ralos. A forma correta é levar a farmácias e postos de saúde que fazem a coleta.
Canva

Produtos de limpeza

Talvez você nem esteja descartando produtos de limpeza no vaso sanitário, mas os produtos que usa para limpá-lo podem ser prejudiciais à natureza e ao encanamento. Cândida e soda cáustica, comuns para desinfecção e desentupimento, podem resolver no quesito limpeza, mas corroem canos e contaminam as águas. Dê preferência a produtos biodegradáveis.
Canva

Óleos

Os óleos tendem a grudar nos canos, formando uma crosta que pode causar entupimento ao longo do tempo. Caso seja sintético, pior ainda: além de entupir, são poluentes.
Canva

Areia de gato

Mesmo que a embalagem de produto indique que o descarte no vaso sanitário pode ser feito, nem sempre a indicação é verdadeira. Muitas vezes, o material não só não se dissolve na água, como também tende a ser bastante absorvente, se expandindo e se agrupando, o que pode obstruir canos.

De modo geral, não podem ser descartadas no vaso sanitário as areias de sílica, argila ou cascalho. Podem ser jogadas as biodegradáveis, feitas de granulados de madeira, pois se dissolvem.
Canva
Dizer o que pode ou não ser descartado no vaso sanitário e na rede de esgoto não é algo tão simples e objetivo. São vários os pontos que devem ser considerados. Mas uma regra é básica na hora da decisão: está na dúvida? Não jogue!
Canva
Publicado em 01 de junho de 2022.
Reportagem: Mariana Queiroz
Edição: Ana Prado