Countdown

Um chamado global para ações contra as mudanças climáticas

Por Fernanda Ezabella

O evento virtual reuniu no fim de semana 44 especialistas de 20 países para falar sobre soluções contra o aquecimento global. ?Countdown? significa contagem regressiva em inglês, um nome escolhido para dar urgência à causa. O objetivo é reduzir pela metade as emissões globais de gases do efeito estufa até 2030.
TED
Organizado pelo TED e pela Future Stewards, o evento reuniu cientistas, políticos, ativistas e empresários, como executivos da Apple e Amazon, além do papa e do príncipe William, que lançou um prêmio global. A conferência de 6 horas está disponível no YouTube.
TED

Celebridades

Diversas famosos fizeram aparições durante a transmissão.
O ator Mark Ruffalo foi um dos apresentadores do dia. Ele lembrou os incêndios devastadores que estão consumindo o oeste dos EUA em proporções históricas, assim como inundações e furacões que atingem diversas regiões do mundo.
TED

A ciência nunca foi tão rica e conclusiva como hoje sobre o que está acontecendo. Nós humanos, com nossas atividades, estamos mudando o clima

Mark Ruffalo

Quero votar em favor do planeta. Mudança climática é uma crise interconectada, é sobre saúde, economia, justiça social, biodiversidade. Votar é uma maneira crucial de mudar e colocar no poder, em todos os níveis possíveis, pessoas que se importam e vão agir em defesa do planeta. Use o seu direito.

Ava DuVernay,
diretora
Danny Moloshok

Eu e minha família testemunhamos em primeira mão os efeitos de um planeta que está mais quente e mais seco. Precisamos agir agora.

Chris Hemsworth,
ator, lembrou dos incêndios na Austráliaem 2019
TED

São quase 70 milhões de pessoas deslocadas no mundo. Quero ajudar a destacar as soluções possíveis para essa crise do clima e a crise social que vem junto.

Priyanka Chopra Jonas,
atriz indiana, comprometida com a causa dos refugiados
Jason Kempin/Getty Images

As cidades e o clima

A cientista Angel Hsu, em Cingapura, usa dados e mapas para entender o impacto ambiental nas cidades. Ela diz que as cidades são afetadas, mas são também causadoras das mudanças climáticas.
TED

Se a temperatura subir 3 graus, uma cidade como Shangai, de 24 milhões de habitantes, será apagada do mapa. E não será a única.

Angel Hsu,
lembrou que 2019 foi o 2º ano mais quente já registrado
Músicos também se apresentaram, como Prince Royce, Yemi Alade e Sigrid. O artista plástico Olafur Eliasson mostrou sua nova criação: o app Earth Speakr, no qual crianças podem se transformar em criaturas da natureza e gravar mensagens sobre o meio ambiente.
TED
Duas empresas apresentaram soluções concretas, literalmente. Concreto é a segunda substância mais utilizada no planeta depois da água. Se fosse um país, o concreto seria o terceiro maior emissor de carbono, depois da China e EUA.
Getty Images/iStockphoto
A pesquisadora Karen Scrivener, da Suíça, explicou como o concreto é produzido e falou do LC3, um novo tipo de cimento baseado numa mistura de calcário e argila calcinada. A novidade já foi testada em grande escala e reduz emissões de carbono em até 40%.
TED
O príncipe William anunciou um novo prêmio para soluções ambientais, chamado Earth Shot Prize. Até 2031, serão entregues cinco prêmios por ano, cada um de 1 milhão de libras, cerca de R$ 7,2 milhões.
TED

Se não agirmos nesta década, os danos serão irreversíveis [...] E esses danos não serão sentidos igualmente por todos. Os mais vulneráveis, aqueles com menos recursos e que menos fizeram para causar as mudanças climáticas serão os mais afetados.

Príncipe William
David Lammy, membro do Parlamento britânico, trouxe o Black Lives Matter para a conversa. Afirmou que não é coincidência que a população negra seja a que mais sofre com a crise climática, vivendo em regiões onde o ar é mais tóxico.
TED

O 'New Deal' precisa ser verde e preto

David Lammy
O papa Francisco leu uma carta em italiano aos espectadores. "A ciência nos diz todos os dias, com precisão, que precisamos agir com urgência. Não é exagero."
TED

Convido a todos para essa jornada de transformação e ação. Não de palavras e sim ações concretas. Sem procrastinação.

Papa Francisco
Apple, Amazon e Ikea trouxeram executivos para exibir suas ações para neutralizar suas emissões de carbono. A gigante de Jeff Bezos promete uma frota de 10 mil veículos elétricos até 2022 e 100 mil até 2030 para fazer entregas de produtos.
Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Dizer que sustentabilidade vem com preço premium é um mito perigoso. Dizer que propósito e lucro não podem andar juntos também. É o oposto.

Jesper Brodin,
CEO do Ingka Group, dono da Ikea
A fabricante de móveis sueca tem 374 lojas em 30 países e é responsável por 0,1% das emissões de carbono do planeta. Em 2019, cresceu 6,5% e ainda diminuiu sua pegada de carbono em 4,3%. Seu objetivo é usar apenas material reciclável e renovável até 2030.
Getty Images

O desafio é converter até 2030 nossa cadeia de fornecedores [...] e converter a energia que nossos clientes usam para carregar seus aparelhos em energia limpa.

Lisa Jackson,
vice-presidente de meio ambiente da Apple, que é carbon-free em operações locais
O Countdown lançou uma plataforma social chamada Count Us In (conte conosco) para ajudar a divulgar 16 ações práticas de proteção do meio ambiente. Instalar painéis solares, pressionar políticos e comprar menos roupas são alguns dos passos.
Publicado em 13 de outubro de 2020.