Melhores entrevistas

De artistas a pesquisadores, Ecoa falou com muita gente interessante em 2021

Conversar com pessoas inspiradoras é uma das maneiras de compartilhar boas práticas e incentivar a busca por um mundo melhor -- nossa meta aqui em Ecoa. De artistas a cientistas, muita gente contou o que tem feito para promover reflexões e ajudar a transformar realidades.

A seguir, selecionamos algumas das melhores entrevistas do ano!

Até hoje nós estamos a lutar para que toda a humanidade seja tratada como na condição humana. E hoje temos uma outra crise muito grave, além da crise dos direitos humanos, que é a crise climática. É o resultado de uma história colonial, em que se ocupa tudo, se possui tudo, se explora tudo.

Grada Kilomba,
artista, professora e autora portuguesa
Filipe Avila

Um hectare de sistema agroflorestal rende, em média, mil dólares por ano. Isso é cinco vezes mais o rendimento da soja e dez vezes mais o do gado.

Carlos Nobre,
um dos maiores cientistas brasileiros
Divulgação

Não existe um sistema mais biologicamente produtivo na Terra do que uma floresta tropical. Nenhum sistema produz mais matéria orgânica ou biodiversidade. Mas para o mercado, a soja transgênica é a commodity que se pode extrair e, portanto, sua lógica é cortar a floresta para plantar soja

Vandana Shiva,
pesquisadora e ativista indiana
Fabio Braga/Folhapress

Se você subsidia os ingredientes de alimentos processados e não subsidia a produção de brócolis, berinjela e tomate, o que vai ser mais barato? Comida processada.

Michael Pollan,
autor e jornalista norte-americano
Jahi Chikwendiu/The Washington Post via Getty Images

Se nós somos natureza, nós fazemos parte desse sistema. Então viver coletivamente não é uma grande coisa que só os povos originários podem fazer. É algo que está no inconsciente coletivo. Eu preciso do outro.

Daniel Munduruku,
escritor e educador
Divulgação

Quando se começou a usar agrotóxicos na plantação o discurso era de que a gente só conseguiria alimentar todo mundo se a gente pudesse plantar em grande escala e que isso só seria possível com os agrotóxicos. Estamos em 2021, e o mundo continua passando fome.

Marcos Palmeira,
ator e produtor de orgânicos
Arquivo Pessoal

Não se erradica problema social, você pode erradicar a varíola... mas problema social, se você não cuidar, ele volta

Tereza Campello,
economista e ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Marcelo Camargo/Folhapress

Não dá para a gente mudar o passado, mas dá para a gente mudar o final. É nisso que eu estou concentrado. A gente pode fazer a nossa transformação agora e entender que tipo de mundo a gente deixa para os nossos filhos

Emicida,
rapper e compositor
Jef Delgado/Divulgação

A gente sabe que existem pessoas boas e ruins em todos os lugares, mas meu papel na sociedade não é julgar, é criar possibilidades para que as pessoas não entrem para a vida do crime, ou para que saiam

Preta Ferreira,
artista, escritora e ativista
Thiago Santos/Divulgação

Quando a gente fala do direito à terra, ao território, falamos do chão onde pisamos e é uma relação que permeia tudo. Meu passado, como geógrafo, me faz ver uma ligação muito forte entre nós, humanos, e o ambiente onde vivemos. A relação do homem com a terra é o foco de quando escrevi "Torto Arado": uma terra que muitas vezes é negada de inúmeras formas.

Itamar Vieira Jr.,
escritor e vencedor do Prêmio Jabuti
Raul Spinassé/UOL

Por que o futuro não é um indígena numa canoa, no rio Amazonas, com aparelhos sofisticados? Não existe nada mais tecnológico que a natureza. Inventamos muito, mas não construímos uma vida, um rio, mar. Esse é o ponto: mudar o imaginário sobre o futuro.

Alok,
DJ e ativista
Divulgação/Alok

Por um bom tempo eu achei que a palavra e a escrita eram o meu castigo. Mas hoje eu sou outra Jacira, esta Jacira que sabe quem ela é, de onde veio e conhecendo todas as suas potencialidades

Dona Jacira,
escritora e colunista de Ecoa
Divulgação

Afeto é a minha força motriz de trabalho. E isso também é político para mim. Porque é como eu reivindico minha existência sendo preta, sendo trans, sendo LGBTQIA+

Liniker,
cantora
Camila Tuon/Divulgação

Nós não somos ensinados a amar e usar o amor como um ato revolucionário. Precisamos entender o afeto como estratégia de sobrevivência

Bia Ferreira,
cantora, compositora e atração do 1º Prêmio Ecoa
Júlio César Almeida/UOL

O que está acontecendo agora é um fenômeno, as empresas estão tomando consciência que têm que ter diversidade. Não é nem pelo ideal, é para o negócio delas.

Luiza Trajano,
empresária
Eduardo Knapp/Folhapress

As pessoas não entendem que quando elas apoiam algo, estão realmente se tornando um membro operante daquela organização. Compartilhe a mensagem. Use o seu megafone, não importa o tamanho dele, mas use.

Sam Waterston,
ator e ativista norte-americano
Getty Images/Getty Images for GCAPP
Publicado em 28 de dezembro de 2021.
Edição: Fernanda Schimidt