Como fazer

"Mascaraço": 5 passos para distribuir PFF2 no seu bairro

O "Mascaraço"

Faz três meses que dois amigos promovem o "Máscaraço", como eles chamam a distribuição de máscaras que fazem pelo Rio de Janeiro. Tudo começou quando o designer Leonardo Demiéssi se juntou com a Nathália Ribeiro, que é farmacêutica, para tentar espalhar pelas ruas uma informação importante contra o coronavírus: a de que a máscara chamada PFF2 (ou N95) protege muito mais que a de pano.
Arquivo Pessoal
Antes de qualquer coisa, sim, é isso mesmo: um estudo recente de USP (Universidade de São Paulo) testou 227 tipos de máscaras, e o resultado foi o seguinte: enquanto as de pano conseguem filtrar até 40% das partículas do vírus, a PFF2 filtra 98%, ou seja, é a mais eficaz. Além disso, como elas se ajustam melhor no rosto, as PFF2 conseguem vedar melhor e dificultar a entrada do vírus.

Por isso, o Leonardo e a Nathália já distribuíram mais de 2 mil kits por alguns bairros do Rio. Hoje, aqui em Ecoa, eles dão 5 dicas simples para quem quiser fazer o mesmo. Vamos lá?

Arquivo Pessoal

Passo 1: A pesquisa

A primeira coisa é pesquisar. Nessa hora, Leonardo se fez algumas perguntas como "por que máscaras PFF2 são importantes agora?" ou "elas são realmente mais caras?". Encontrou as respostas lendo artigos e matérias sobre máscaras. Mas, para ele, uma boa dica é ficar de olho nas redes sociais de especialistas que sempre estão falando sobre o assunto.
iStock
O físico e pesquisador Vitor Mori, que também faz parte do Observatório Covid-19, é uma indicação do Leonardo.
Reprodução
Com as informações que encontrou em fontes seguras, o Leonardo escreveu um panfleto sobre as máscaras. A Nathália, como profissional da saúde, revisou tudo.
Leonardo Demiéssi
Ele inclusive disponibilizou o arquivo online e de graça para quem quiser baixar e distribuir junto com as máscaras.
Leonardo Demiéssi

Passo 2: Conseguindo a PFF2

A melhor parte, além de proteger contra o coronavírus, claro, é que existem modelos de PFF2 bem baratos. O valor mínimo costuma ficar na média de R$ 1,99. Vale dar uma olhada na loja de construção do bairro, já que elas são muito utilizadas em obras.
iStock
Mas também dá para comprar pela Internet. A iniciativa PFF para Todos até criou uma lista com todos os locais que estão vendendo as máscaras pelo Brasil.
iStock
No caso do Leonardo e da Nathália, as primeiras rodadas de PFF2 eles compraram com dinheiro do próprio bolso. Depois, tiveram a ideia de chamar os amigos e familiares para contribuir com uma pequena doação. "O que eu pedi foi: se vocês puderem doar tempo ou dinheiro, seria ótimo. Porque é bom conseguir mais alguém pra te acompanhar no dia da distribuição também", conta Leonardo.
Arquivo Pessoal

passo 3: montar os kits

Nessa hora, os dois quebraram a cabeça para saber quantas máscaras seriam necessárias para cada kit que iriam distribuir. É que a PFF2 pode ser reutilizada, mas, atenção: jamais lave a PFF2 porque danifica a máscara.
iStock
O ideal é fazer o seguinte: usa um dia, chega em casa e coloca a máscara para descansar de 3 até 7 dias em algum lugar arejado. Dá até para deixar pendurada no varal, como na foto, mas sem deixar em contato com o sol.
Paula Rodrigues/UOL
A Nathália diz que, apesar do ideal ser montar um kit com 7 máscaras (assim é possível usar uma por dia), eles optaram por fazer com apenas 2. "Muita gente ainda não sabe que existe uma máscara melhor que a de pano. Então, no momento, é importante conseguir doar e explicar sobre a PFF2 para o maior número de pessoas", diz Nathália.
Arquivo Pessoal

Passo 4: A distrirbuição

Depois de pesquisar, conseguir as máscaras, montar os kits e colocar uma PFF2 em você mesmo, é hora de distribuir nas ruas.
iStock
A dica é tentar encontrar lugares como terminais de ônibus, porta de estação de metrô ou trem e avenidas. Ou seja, lugares com grande fluxo de pessoas.
Arquivo Pessoal
Conversar com pessoas em filas, por exemplo, pode ser uma boa. Mas, para eles, a maior dica é a seguinte: estar aberto ao diálogo. Toda a abordagem que eles desenvolveram foi baseada em materiais desenvolvidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e usado em treinamento de agentes de saúde.
Arquivo Pessoal

É fundamental estar aberto a ouvir as pessoas, conversar de verdade com elas, explicar e ter jogo de cintura. Por exemplo, sem querer, eu já ofereci uma PFF2 para uma mulher que vendia máscara de pano. Só vi depois. Aí já falei: 'inclusive, você pode até colocar a de pano por cima da PFF2 sem problema algum!' Aí ela começou a vender as máscaras dela e já falar da PFF2 que a gente tava doando.

Leonardo Demiéssi
Arquivo Pessoal

Passo 5: Compartilhar nas redes

Nesse passo, basta registrar com fotos ou vídeos a distribuição. O Léo e a Nathália fazem isso para que mais gente possa ver a ação nas redes e, assim, incentivar mais gente a querer fazer igual. Além disso, é uma forma de prestar contas com quem te ajudou a comprar as máscaras.
iStock
Arquivo Pessoal

Nós só estaremos protegidos por completo quando o coletivo estiver protegido. Seja usando a máscara mais adequada, seja na questão da vacinação.

Nathália Ribeiro
Arquivo Pessoal
Para eles, outro ponto importante é sempre buscar parcerias. Principalmente em associações do bairro, além de pedir ajuda a líderes comunitários da região.
Arquivo Pessoal

Queríamos mostrar que se duas pessoas, sem apoio algum, conseguem fazer, então os nossos governantes que tem a faca e o queijo nas mãos também consegue e deve. Queremos que a PFF2 seja distribuída no SUS, como acontece com camisinha.

Leonardo Demiéssi
Arquivo pessoal
Publicado em 28 de Maio de 2021.
Reportagem: Paula Rodrigues
Edição: Fernanda Schimidt