Como ler mais em família

Dicas para transformar a leitura em hábito familiar

Por Mariana Queiroz

Um dos desafios enfrentados por pais e mães na educação dos filhos é incentivá-los a leitura, especialmente em tempos que o entretenimento em telas é farto e on-demand. Então, criar momentos em família para fomentar o hábito da leitura juntos é uma ótima estratégia para criar leitores e momentos importantes em família também.

Ecoa conversou com famílias de leitores assíduos que compartilharam dicas para ler mais em casa.
Canva

De pai para filha e neto

Nathalia Anjos, especialista em moda e neurociência e autora do livro "O Cérebro e a Moda", lembra com carinho dos passeios com o pai até a banca de jornal aos finais de semana. Ela repete o ritual com o marido e o filho, Daniel, 6. Juntos, eles caminham até a banca de jornal para que Daniel veja as opções disponíveis e escolha algo atrativo. Quase sempre o pequeno escolhe gibis ou animes.
Nathalia Anjos/Acervo pessoal

Tecnologia a favor da leitura

Sabendo que o interesse pelas telas é inevitável e faz parte da vida, em vez de encará-las como vilãs, Nathalia faz delas suas aliadas. Daniel tem o aplicativo Kindle instalado em seu tablet, onde tem acesso a diversos livros para ler sozinho e também em momentos com a família.
Canva

Youtubers são aliados

Muitos youtubers e influenciadores queridos pelas crianças e jovens têm livros publicados. Usar essas obras ajuda a conectar os universos, tornando a leitura ainda mais próxima dos interesses dos pequenos e também fazendo com que a família conheça mais do conteúdo consumido pela criança em outros canais. Um exemplo citado por Nathalia é o livro "Você Sabia", de Daniel Molo e Lukas Marques, criadores do canal que leva o mesmo nome do livro.
Canva

Leitura diária

É comum que pais leiam para os filhos à noite, antes de dormir, mas uma ideia legal é começar o dia com uma pequena leitura. Nathalia sugere livros com pequenos poemas e leituras motivacionais para começar o dia e Daniel adora!
Nathalia Anjos/Acervo pessoal

Infância forma devoradores de livros

Caio Mincarone, fotógrafo e vinhateiro, é pai de Alice, 13, uma pequena devoradora de livros. Ele atribui o gosto pela leitura da filha à infância repleta de incentivos, com contações de histórias e brincadeiras.
Canva

Leitura criativa e dinâmica

Antes mesmo que Alice aprendesse a ler, eles liam gibis apenas pelas figuras, inventando as próprias histórias a partir das ilustrações. Depois que ela começou a ler, a dinâmica de cada um ler uma página funcionava bem. Essa dica é ótima não só para evitar o cansaço, mas também para fortalecer o vínculo entre os envolvidos, já que todos leem e ouvem.
Canva

Brincadeiras que incentivam a leitura

Algumas atividades complementares ajudam no incentivo à leitura. Brincar de inventar histórias, em que um começa e outros vão dando sequência é uma das dicas do Caio. Aí, vale acrescentar algumas regras para deixar a brincadeira mais legal: não vale começar com "e aí...", "não pode demorar mais que 5 segundos para começar" e por aí vai.
Canva

Incentive pelo exemplo

Se você quer que seu filho seja leitor, seja uma pessoa leitora você também. As crianças aprendem e se inspiram muito mais por meio do exemplo do que da fala.
Canva

Dicas extras para incentivar a leitura em família:

  • Deixe os livros em local de fácil acesso
  • Varie os estilos para descobrir o que mais agrada
  • Evite criticar as escolhas de leitura dos outros membros da família
  • Caso a criança esteja aprendendo a ler, respeite o tempo e as dificuldades. Não pressione e nem faça brincadeiras que possam constrangê-la
  • Estabeleça metas de leituras: ler até tal página ou uma data, ou um livro por mês
Canva
Publicado em 09 de março de 2022.
Reportagem: Mariana Queiroz
Edição: Fernanda Schimidt