Como fazer

Plantar árvores é simples e crucial para o nosso futuro

As árvores são seres maravilhosos. Trazem benefícios importantes para nosso dia a dia na cidade ou no campo, como sombra, abrigo para aves, alimento para muitos animais (inclusive para a gente) e nutrientes para o solo. São também um universo todinho para diferentes espécies de insetos.
Divulgação/Expedição Jari-Paru 2019.
E ainda por cima liberam oxigênio para a atmosfera, enquanto capturam gás carbônico. Por causa disso, são essenciais para nos ajudar a ganhar mais tempo no combate à crise climática, e frear novas catástrofes.
Keiny Andrade/UOL
Agora que sabe a importância desses seres, que tal plantar uma? Ecoa preparou um guia prático para te ajudar a deixar o mundo mais verde.
Divulgação
Escolha uma espécie de árvore. Pensou que ia sair plantando qualquer coisa? Não não, as espécies exóticas e invasoras não são bem-vindas no nosso plantio. As espécies nativas da nossa região são ideais, porque não prejudicam o ambiente. A fauna local já conhece e pode se beneficiar dela.
Getty Images
Você pode conseguir mudas nativas com o viveiro da sua cidade, com ONGs, feiras, lojas de jardinagem e até pela internet. As mudas são mais fáceis de plantar e se desenvolver do que as sementes, mas você pode plantar a partir de sementes também! Sempre vale uma pesquisa sobre como tirar a semente da dormência e fazê-la germinar.
Divulgação
Escolha um local adequado, obedecendo às normas municipais. Pode ser seu quintal, o sítio de um parente, a chácara do seu amigo, até sua calçada (só lembrar de não plantar árvores grandes para que as raízes não prejudiquem a estrutura da calçada). Lembre-se que você precisará acompanhar o desenvolvimento da muda.
Getty Images/iStockphoto
Se tiver outras árvores perto, tome certa distância para que a árvore tenha espaço para crescer. Abra um buraco no solo, o tamanho dele depende da sua muda. É só pesquisar a profundidade ideal para cada espécie. Se a terra estiver muito compacta, cave mais e revolva o solo, isso vai ajudar a entrar oxigênio.
Divulgação
Use uma terra vegetal ou adubo orgânico para preencher o fundo do buraco.
Justin Sullivan - 10.dez.10/Getty Images/AFP
Adicione a muda no buraco e preencha com a terra vegetal ou o adubo orgânico. Pode adicionar cascas de banana, batata, restos de vegetais usados na cozinha para dar uma força (evite as frutas cítricas).
Divulgação
Preencha o buraco com terra e dê umas pisadas em volta para compacta-la e aderir à muda. Mas não precisa exagerar. Você pode colocar uma estaca para dar suporte ao caule caso ele esteja frágil e também pode colocar uma proteção em volta da muda, para evitar que cachorros ou até pessoas pisem, atropelem sem perceber.
Divulgação
Coloque água aos poucos em volta da muda e mantenha essa rega todos os dias, se puder. Isso vai ajudar na aderência das raízes ao solo e dará força para sua árvore crescer. Se você plantou em época de chuva, melhor ainda porque não vai precisar de muita manutenção, e sua árvore terá mais chances de sobreviver.
Divulgação
A melhor época para o plantio é o verão (ou a época de chuva da sua região). Ou seja, está na hora de colocar a mão na terra.
Divulgação
Registre sua árvore no app da Plant-for-the-Planet, com geolocalização e fotos do plantio! Você vai poder criar sua própria floresta, desafiar amigos, dar árvores de presente e contribuir para a meta de plantarmos 1 trilhão de árvores.

#PlantarEcoa

Vamos juntos? Pare de Falar e Comece a Plantar! Usa hashtag e compartilhe
Publicado em 18 de novembro de 2020.
Reportagem: Carlos Madeiro e Flávia Martinelli
Edição: Fernanda Schimidt