Colheita a partir de 10 dias!

Saiba como montar uma horta variada e de crescimento rápido

Por Mariana Queiroz

Que tal ter verduras e legumes frescos, sem agrotóxicos o ano todo? Se você é do tipo que adora a ideia de ter uma hortinha, mas se desanima quando considera o tempo que vai levar do plantio até a colheita, saiba que é possível ter uma horta variada e colher alface, rúcula, agrião e rabanete em até 30 dias.
Canva
Além do rápido crescimento, esses vegetais não requerem muito espaço, podendo ser plantados em canteiros e até vasos. O segredo é ter terra de boa qualidade, adubar com frequência e dosar sol e irrigação.

Aprenda a seguir como plantar e cuidar de alface, rúcula, agrião, rabanete e beterraba.
Canva

Agrião em 10 dias

Como plantar

Coloque as sementes na terra de maneira espaçada e cubra com uma camada fina de terra adubada. Se o plantio for realizado em vaso, é importante que ele tenha furos para drenar a água das regas e contenha uma camada de argila expandida no fundo.

Também é possível fazer mudas a partir de maços comprados no mercado. É só separar alguns galhos bonitos e deixar por alguns dias na água, com claridade, para que raízes se formem. Depois, plante em um vaso ou canteiro.
Canva
Regas e luz

O agrião adora terra encharcada. Então, regue diariamente ou deixe o vaso com furos embaixo dentro de um recipiente com água. Colha retirando as raízes e repita o processo para ter agrião sempre.
Canva

Alface em 30 dias

Como plantar

Coloque as sementes na terra de maneira espaçada e cubra com uma camada fina de terra adubada, assim como no plantio do agrião. Se for utilizar um vaso, é importante que ele tenha furos para drenar a água das regas e contenha uma camada de argila expandida no fundo.

Canva
Regas e luz

Depois da semeadura, as regas devem ser feitas diariamente ou em dias alternados. A terra precisa estar sempre úmida, mas não encharcada. O ideal é que as folhas recebam a luz solar da manhã e sejam mantidas à sombra quando o dia estiver muito quente.
Canva

Rúcula em 15 dias

Como plantar

Utilize vaso com furos embaixo e terra adubada. Faça pequenos buracos na terra, coloque duas sementes em cada um deles e cubra com uma camada fina de terra. Em menos de uma semana, surgirão os primeiros brotos. Então, você poderá transferir para vasos maiores ou canteiro. Semeie a cada 20 dias para ter rúcula sempre.
Canva
Regas e luz

A terra deve ser mantida sempre úmida, jamais encharcada. Pode ser que seja necessário regar diariamente ou mais espaçadamente, dependendo do clima. A rúcula gosta de bastante luz direta. Em cerca de 15 dias as folhas estarão viçosas e em um tamanho próprio para consumo.
Canva

Rabanete em 25 dias

Como plantar

Faço o plantio a partir de sementes, como nos processos do alface, rúcula e agrião. Em aproximadamente 3 dias, os primeiros brotos devem aparecer e em 25 dias já pode ser colhido para consumo.
Canva
Regas e luz

Solo úmido, mas não encharcado, fofo e sem pedras é o ideal para o bom crescimento do rabanete. O clima em que ele melhor se desenvolve é frio e com bastante sol direto. O rabanete é uma raíz, então a planta toda deve ser retirada na colheita. Para ter rabanete sempre, faça a semeadura a cada 10 dias.
Canva
Terra de qualidade

O bom desenvolvimento do que é plantado na horta depende bastante dos nutrientes contidos na terra. Por isso, é importante enriquecer a terra com adubo frequentemente. Dê preferência a adubos orgânicos como os vindos de composteiras, seja a matéria orgânica gerada ou o chorume, diluído corretamente (na proporção 1:10).
Canva
Fortalecer nossa conexão com a terra e levar para o prato alimentos fresquinhos, cultivados por você em casa é muito prazeroso. Começar por vegetais que podem ser colhidos rapidamente e são fáceis de cuidaré um ótimo incentivador para que você plante outras coisas que requerem mais tempo e cuidado em sua horta. Sua saúde agradece e seu bolso também!
Canva
Publicado em 13 de abril de 2022.
Reportagem: Mariana Queiroz
Edição: Fernanda Schimidt