Não caia em golpes

Dicas ajudam a identificar se campanhas de doação são reais

A doação de alimentos, roupas e dinheiro é uma prática que pode ser adotada em nosso cotidiano para ajudar quem está em situação de vulnerabilidade. Aqui em Ecoa, você encontra sempre reportagens de como ajudar quem precisa e histórias para inspirar um mundo melhor para todas as pessoas.

Porém muita gente fica em dúvida quando se depara com pedidos de doação que veem no Whatsapp e nas redes sociais. Será que é verdade?
iStockphoto
Infelizmente, há golpes que utilizam "campanhas fake" para se aproveitar de nossa generosidade e vontade de ajudar o próximo. Pensando nisso, Ecoa conversou com a analista de segurança Thais Siqueira Carvalho para reunir dicas para não cairmos em golpes na internet e fazermos com que o nosso dinheiro chegue a pessoas reais que estão em situação de vulnerabilidade.
iStockphoto

Suspeite da história

Campanhas verídicas fornecem muitos detalhes sobre o que aconteceu e a necessidade de ajuda. Quanto mais dados, mais susbsídios temos para pesquisar se o caso condiz mesmo com a realidade. Desconfie de campanhas que possuem poucas informações.
iStockphoto

Autores

Visite a página do autor da arrecadação online, observe se possui foto no avatar, informações como telefone, e-mails ou redes sociais para poder acompanhar a história. Perfis com poucas informações sugerem que se trata de uma possível fraude.
iStockphoto

Quantidade de doadores

No caso de vaquinhas e outras ferramentas de financiamento coletivo, preste atenção na quantidade de doadores e no valor arrecadado. Suspeite se o valor médio de doação for muito alto (é só dividir o valor total pelo número de doadores).

Por exemplo, uma campanha com 300 doadores e um valor arrecadado que chegou a mais de R$ 100.000 é sinal de alerta. Normalmente, as pessoas físicas doam valores baixos. Fraudadores costumam forjar doações de grandes quantias para sua própria campanha para que a arrecadação pareça real.
iStockphoto

Site de origem

Normalmente domínios de plataforma como vakinha.com, catarse, benfeitoria e outros mais conhecidos, possuem alguns anos de registro. Desconfie de plataformas recém-criadas, principalmente se forem estrangeiras. Você pode consultar a data de criação de um site no Brasil em sites como o abaixo
iStockphoto

Perfis clonados

É comum fraudadores buscarem perfis em redes sociais de pessoas em situações de enfermidade. A ideia é usar fotos e histórias breves, principalmente de crianças doentes, para comover as pessoas a fazerem uma doação.

Antes de doar, faça uma busca rápida para ver se não existe outra campanha com o mesmo nome e que tenha sido vítima de uma clonagem.
iStockphoto

Risco vai além do dinheiro

Não se esqueça que, além de dar dinheiro para uma campanha "fake", você corre o risco de ter seus dados pessoais utilizados sem consentimento e acabar vítima de outros golpes.
iStockphoto

ONGs autênticas

É comum ONGs utilizarem plataformas de doações online para arrecadar dinheiro para ações da instituição. Utilize a internet a seu favor! Busque por informações sobre a ONG. Você pode pesquisar pelo CNPJ e olhar sites como o Reclame aqui para ter pistas se trata-se de uma organização autêntica ou fraudulenta
iStockphoto

Quer ajudar a combater a fome?

Ecoa tem uma lista atualizada constantemente com iniciativas sérias que atuam diretamente para levar comida a pessoas em situação de vulnerabilidade. É só escolher com qual grupo você gostaria de contribuir e fazer a sua doação.
Getty Images/iStockphoto
Publicado em 02 de fevereiro de 2022.
Edição: Fernanda Schimidt