Como Fazer

Já pensou quanto lixo produzimos no trabalho? Dicas ajudam a fazer a diferença no escritório

Por Mariana Queiroz

Durante a pandemia, quem pôde trabalhar de casa talvez tenha se dado conta de como somos geradores de lixo. No escritório, como não lidamos diretamente com o lixo, a consciência dessa produção acaba passando despercebido. Alguns hábitos que temos em casa podem ser mantidos no escritório para um dia a dia mais sustentável.

Ecoa conversou com alguns profissionais que se deram conta desse impacto e aderiram atitudes simples que fazem a diferença.
Canva

Tenha sua própria caneca para tomar café

Quantos cafezinhos você consome ao longo dia no escritório? Multiplique pelo número de dias que frequenta o escritório. Usando uma caneca você reduz bastante sua geração de lixo.

É assim que Ligia Kallas, que trabalha no marketing do Grupo Libercon, faz. Ela conta que, na empresa, incluíram uma caneca no kit de boas vindas dos colaboradores, na intenção de diminuir o uso de descartáveis e tem funcionado bem.
Canva

Café na garrafa térmica

Se no escritório os cafés são em cápsula, uma dica é passar um café coado e mantê-lo em uma garrafa térmica. É comum que os escritórios tenham copa ou cozinha. Então, você poderá ter café fresquinho e quentinho, gerando menos lixo.
Canva

Ter sua própria garrafa de água

Gleyce Oliveira, diretora de marketing na Petlove, é adepta da garrafa, e dá uma dica para quando precisa usar copo descartável: pegue um único no começo do dia e usa o mesmo até o fim do expediente, seja para água ou café. A assistente de estilo Camila Ferraz conta que passou a beber mais água depois que parou de usar copos no escritório.
Getty Images

Adoro usar garrafa, porque além de reduzir o lixo que produzo ainda me ajuda a beber mais água! Me forço a beber duas garrafas enquanto estou no trabalho.

Camila Ferraz,
assistente de estilo

Dispense talheres plásticos

Leve seus próprios talheres e, ao pedir comida, peça para que o restaurante não envie itens descartáveis.
Canva

Descartáveis biodegradáveis

Se o uso de descartáveis for inevitável, procure substituir os de plástico comum por itens biodegradáveis. No escritório onde Camila trabalha, por exemplo, os descartáveis foram abolidos e deram lugar a copos de vidro, xícaras de cerâmica e talheres de inox.
Canva

Mais caronas, menos carros

Se há colaboradores que moram em regiões próximas ou no trajeto um do outro, que tal organizar grupos de carona? Essa é uma forma não só de reduzir o número de carros nas ruas, como ratear custos de combustível e estacionamento. Há aplicativos, como o Waze Carpool, que facilitam esse serviço, mas você pode organizar dentro da própria empresa.
Canva

Carona são legais porque além do lado sustentável ainda ajudam a reforçar o vínculo entre os colaboradores.

José Miguel Neto,
líder de design no Pagar.me

Mais bicicletas, menos carros!

A bicicleta também é uma forma bastante sustentável de se locomover para o trabalho. Muitas empresas estão preparadas para quem utiliza esse meio e disponibilizam bicicletários e banheiro com chuveiro para quem precisar de um banho antes do expediente.

Samuel Alexandre, fotógrafo, é adepto da bike e sugere que quem não tem onde tomar banho leve uma troca de roupa, lenços umedecidos e desodorante para aliviar o suor da pedalada.
Getty Images

As empresas também podem fazer a sua parte!

Menos papel

Validar assinaturas digitais para todos e migrar formulários físicos para online foram algumas das estratégias adotadas para reduzir a quantidade de papéis na empresa em que trabalha Giullia Curti, estagiária em Recursos Humanos e estudante de psicologia.
Canva

Lixo orgânico X reciclável

Para incentivar a separação do lixo, Ligia conta que o Grupo Libercon definiu que as lixeiras individuais, que ficam na mesa de cada colaborador, devem ser utilizadas apenas para lixo orgânico. Os materiais recicláveis devem ser descartados em pontos específicos que ficam em cada andar.
Getty Images/iStockphoto

Programa de pontos

Existe uma vontade de implementação de um projeto de "cash back do lixo", no Grupo Libercon, em que a ideia é que os colaboradores acumulem pontos conforme o volume de matéria reciclável descartada. Esses pontos seriam convertidos em resgate de benefícios como folga, bônus em vale refeição e outros mais.
Canva
Potencialize o alcance dessas atitudes levando essas sugestões para a empresa em que você trabalha. São pequenas ações, com baixíssimo custo, fáceis de implementar e com um grande impacto positivo.

Essas atitudes são tão simples que, ao ver você praticando, as chances de seus colegas de trabalho aderirem também são grandes. Que tal influenciá-los e aumentar ainda mais seu impacto positivo?
Canva
Publicado em 30 de março de 2022.
Reportagem: Mariana Queiroz
Edição: Fernanda Schimidt