Como Fazer

Despertar interesse dos jovens por literatura clássica

Se você já prestou vestibular, com certeza se deparou com algum tipo de leitura obrigatória de obras clássicas brasileiras. Aluísio Azevedo, Machado de Assis, Lima Barreto, entre outros, podem ter feito parte de seus pesadelos na época da escola. Mas por que essas obras clássicas são importantes? Elas podem desestimular o gosto pela literatura pelos mais jovens?

Ecoa conversou com duas especialistas para entender um pouco mais sobre como o ensino de literatura e das obras clássicas é entendido nas escolas e como ele pode afastar ou não os jovens dos autores nacionais de décadas passadas.
Getty Images
O Brasil perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores. Apesar disso, crianças e adolescentes são os maiores leitores na população. Na faixa de 5 a 10 anos, 67% são leitores. Na faixa de 11 a 13 anos, respondem por 84%, e representam 75% entre os jovens de 14 a 17 anos. Esses dados são da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", de 2016.
Getty Images

Linguagem é um problema?

Segundo as especialistas ouvidas, não se deve subestimar a capacidade de compreensão dos jovens acerca da linguagem dos livros clássicos. Contudo, é importante que o jovem conheça o contexto da obra e que leia, se possível, com algum dicionário para consultar as palavras que não conhece.
Getty Images

E o acesso?

Muitos clássicos da literatura nacional estão sob domínio público, o que significa que estão disponíveis de graça na internet. Mas a questão de acesso pode não ser apenas financeira, não é mesmo?
Getty Images/iStockphoto

A diferença de renda traz muitos prejuízos ao aprendizado no país, mas não é um fator determinante. Nossa sociedade não é uma sociedade leitora. O problema está nas condições da formação social e não necessariamente na renda do indivíduo

Ana Leviz Cruz,
educadora do cursinho popular Educafro
Getty Images

E as escolas nisso?

A escola é um local privilegiado de construção de conhecimento, e, pensando nisso, ela é importante para o envolvimento do jovem com a leitura, como aponta a escritora Maria Vilani. Para além da sala de aula, a escola pode atuar promovendo saraus e trazendo escritores da comunidade local para falar sobre seus trabalhos.
Getty Images

Como as escolas podem instigar o gosto pela literatura?

Getty Images/EyeEm
  • As escolas podem disponibilizar livros clássicos não apenas nas bibliotecas, mas nos corredores, no refeitório, facilitando ao máximo o contato com a leitura
  • Podem promover ações, como por exemplo, uma roda de conversa instigando a leitura por meio da contação de histórias.
Getty Images/iStockphoto
  • Traçar paralelos entre a literatura clássica e obras contemporâneas de movimentos populares é uma das formas de motivar o interesse pela literatura clássica;
  • Promover discussões sobre as questões culturais e sociais é um recurso que contextualiza o jovem, proporcionando uma experiência lúdica e interdisciplinar.
Getty Images/iStockphoto

Não creio que o pouco acesso a essas obras provoque o desinteresse por elas, a questão é, como chegam essas obras? É de uma forma impositiva, onde se barganha uma nota em troca do conhecimento das mesmas

Maria Vilani,
escritora
Getty Images

Como você pode começar a se interessar mais pela leitura

Getty Images/EyeEm
Para a escritora Maria Vilani, você pode começar com poemas e pequenos textos como contos e crônicas. Além disso, é importante, pelo menos no começo, evitar obras densas, tanto em relação ao volume do livro quanto ao seu conteúdo.

Acompanhar influenciadores que façam resenhas de livros também pode ser um passo importante caso você tenha dificuldade de entender algum livro sozinha ou sozinho.

Getty Images/iStockphoto

Os clássicos estão presentes na nossa vida, mesmo que as pessoas não percebam. Afinal, os clássicos falam das paixões humanas com o vigor da razão e emoção

Ana Leviz Cruz, educadora do cursinho popular Educafro
Getty Images
Publicado em 17 de março de 2021.
Reportagem: Camilla Freitas
Edição: Fernanda Schimidt