Adeus, picadas

Como combater formigas e pernilongos sem agredir o meio ambiente

Zumbido e picada de pernilongo, formigas comendo plantas ou infestando bolos, açucareiro e outras comidas? Muita gente acaba recorrendo a inseticidas domésticos, cheios de químicos, para combater esses insetos. A longo prazo, o contato com esses insumos tóxicos faz mal à saúde e prejudica o meio ambiente, contaminando solo, ar, gerando mais lixo, emitindo gases. Mas há como evitá-los de maneira simples e sem agredir a natureza.
Canva
Ecoa conversou com Letícia Miglio, vegana que mora no Haiti, onde a quantidade de pernilongos, formigas e insetos em geral é enorme. Ela, que também já morou no Camboja, testou inúmeras técnicas para fugir do uso de inseticidas. Ela compartilha suas dicas e receitas naturais favoritas a seguida
Canva

Limpeza é fundamental

Se os bichos estão rondando, muito provavelmente é porque há atrativos para que se alimentem e procriem. Faça uma vistoria no ambiente e elimine possíveis chamarizes: água parada, ralos abertos, migalhas e restos de alimentos espalhados. Mantenha o ambiente limpo.
Canva

Alimentos bem guardados

Formigas amam doces e são atraídas pelo cheiro, então, procure guardar alimentos açucarados em potes bem vedados. Quando não for possível, como uma boleira ou fruteira, por exemplo, uma dica que funciona é colocá-las sobre um pratinho com um pouco de água, criando uma barreira para as formigas.
Canva

Cheiro é o que atrai. Cheiro é o que espanta.

Alguns odores funcionam como repelente de insetos e você pode usá-los a seu favor se não quiser receber essas visitas indesejadas. Citronela é o mais conhecido deles, mas também pó de café, manjericão, capim santo, limão e cravo funcionam super bem. Há algumas formas de extrair o melhor desses ingredientes. Veja a seguir.
Canva

Barreira invisível

Plante citronela, manjericão, sálvia ou capim limão e mantenha os vasos próximos à janela. O aroma exalado por essas plantas tende a criar uma barreira que impede a entrada de pernilongos. Além de espantá-los, você terá ervas frescas para consumir e as plantas darão um toque especial na decoração da casa.
Canva

4 receitas de repelentes naturais

para combater formigas e pernilongos em casa

Limão e cravo

Corte um limão ao meio e espete cravos da índia. Deixe no local com maior incidência de insetos.
Canva

Incenso de café

Depois de coar o café, espalhe o pó em um pratinho e deixe que seque (isso pode levar alguns dias). Então, coloque em um recipiente resistente ao fogo e queime o pó, como um incenso. A fumaça espantará os insetos que já estiverem no ambiente e impedirá que outros se aproximem.
Canva

Spray de ambiente

Você vai precisar de: 100ml de vinagre, 100ml de álcool, 10 gotas de óleo essencial de cravo, citronela e eucalipto

Como fazer e como usar: Misture tudo em um frasco de spray e espirre pela casa. Também é ótimo para passar nos móveis e superfícies em geral com um pano para impregnar o cheiro por mais tempo.
Canva

Formigas nas plantas? Café nelas

Se as formigas estiverem acabando com suas plantas, uma dica que funciona muito bem é colocar pó de café na superfície. A planta não só agradecerá o desaparecimento da planta como também os nutrientes que receberá.
Canva
As dicas e receitas são todas tão simples, fáceis e com ingredientes que provavelmente você já tem em casa que dá para você colocar todas em prática agora mesmo! Chega de usar inseticidas que fazem mal não só Compartilhe com os amigos!
Canva
Publicado em 23 de fevereiro de 2022.
Reportagem: Mariana Queiroz
Edição: Fernanda Schimidt