Como replantar temperos

Saiba como reaproveitar ervas compradas no mercado e ter sua própria horta

Por Mariana Queiroz

Existe coisa melhor do que cozinhar utilizando ervas fresquinhas e sem agrotóxicos? Nem sempre é possível encontrar cebolinha, manjericão, hortelã, alecrim, alho poró e salsão em ótimo estado em mercados, feiras e hortifrutis. Que tal comprar esses temperos uma única vez e utilizá-los como matriz para cultivá-los em vasos e canteiros?

Ter a sua própria horta é muito mais fácil do que você imagina - e o custo é baixíssimo!
Canva
Para conhecer um passo a passo fácil de como replantar esses temperos, Ecoa conversou com Kenji Arimura, engenheiro e fotógrafo, que já foi produtor e fornecedor de plantas para o Ceagesp. Atualmente, ele vive uma rotina entre seu sítio, em Suzano, na grande São Paulo, onde tem acesso fácil a alimentos direto de sua horta, e um apartamento na capital paulista, onde tem os temperos que mais usa em vasos.

Veja como replantar e cultivar suas próprias ervas a seguir.
Canva

Cebolinha

A cebolinha é uma das ervas mais fáceis de ser multiplicada. A dica é comprar as que ainda contenham o bulbo (a parte branca) e um pouco de raíz. Então, é só cortar o bulbo, mantendo aproximadamente 2cm da folha, e colocar em um copo com água para que a raíz se fortaleça e os primeiros brotos apareçam. A água deve ser trocada diariamente. Depois, é só passar para a terra e manter em local com bastante luz, regando diariamente. Ao colher, corte as cebolinhas 2 dedos acima da terra ou de forma a não machucar as que ainda estiverem nascendo.
Canva

Alho poró

O processo de replantio do alho poró é praticamente o mesmo utilizado na cebolinha: corte as folhas, deixando cerca de 2cm e a parte branca com bulbo em contato com um pouco de água. Quando notar que a raíz cresceu e há brotos, passe para a terra.

É possível cultivar o alho poró só na água, mas isso só funciona bem em climas mais frios e o tempo de evolução da planta é mais lento.
Canva

Aipo ou salsão

Corte o talo, com um tamanho de 5cm a partir da base (a parte mais branca), e deixe um copo com água, em local com bastante sol. Em alguns dias, além de raízes, brotinhos de folhas amarelas devem surgir no centro. É importante manter a parte de cima úmida, evitando que resseque. Após cerca de uma semana, com as novas folhas fortalecidas e mais desenvolvidas, transfira para um vaso, floreira ou canteiro. Para a colheita, corte o que precisar, sem retirar o bulbo e a raiz da terra.
Canva

Manjericão

Separe algumas hastes bem bonitas e as corte com cerca de 10cm a partir do topo. Mantenha apenas algumas folhas na parte superior, retirando as folhas da parte de baixo e também todas as flores. Coloque as hastes em um copo com água até a metade e deixe em local ensolarado. Troque a água a cada dois dias até que crie raízes com 2cm. Então, replante na terra, em um vaso de tamanho mínimo médio. O manjericão precisa de espaço e sol.
Canva

Hortelã

Assim como o manjericão, é preciso selecionar as melhores hastes, cortá-las mantendo poucas folhas na parte superior e deixar que crie raízes em um recipiente com água. O vaso para onde a hortelã for transferida quando estiver com raízes de pelo menos 2cm deve conter furos no fundo e terra drenada. A hortelã ama água e sua terra jamais deverá ficar seca.

Um alerta importante dado por Kenji: não plante junto com outras plantas no mesmo vaso ou canteiro pois a raiz da hortelã cresce demais e a erva tende a tomar conta de tudo. Se for fazer isso, crie uma barreira para que a raiz não invada o espaço das outras plantas.
Canva

Alecrim

A técnica para criar mudas de alecrim é a mesmíssima utilizada para manjericão e hortelã. A diferença que garantirá o sucesso dele é a terra onde será feito o plantio. Diferente das outras ervas, que tendem a gostar de água e solo úmido, o alecrim não é muito fã de água e prefere um solo mais árido. A terra perfeita para receber as mudas de alecrim é composta por ⅔ de areia grossa e ⅓ de terra musgo. Mantenha em local com bastante sol e regue a cada 3 dias.
Canva

Coentro

Para ter coentro na sua horta, você pode encontrar maços que já venham com raízes ou criar as próprias mudas utilizando a mesma técnica do alecrim, manjericão e hortelã. Na hora de replantá-lo, utilize a mesma terra do alecrim: ⅔ de areia grossa e ⅓ de terra musgo. Faça regas espaçadas e mantenha em local ensolarado.
Canva

Dicas gerais

  • As matrizes utilizadas para o replantio devem estar bem frescas;
  • Se conseguir que sejam orgânicas, melhor ainda;
  • Utilize terra de boa qualidade;
  • De tempos em tempos, fortifique a terra com húmus de minhoca ou chorume de compostagem, que são adubos naturais e orgânicos;
  • Atente-se ao sol e regas requeridos por cada erva.
Canva
Fácil, né? Com essas dicas, você sempre terá ervas fresquinhas para utilizar nas suas receita, sem gastar dinheiro e ainda viver o prazer de cuidar de sua própria horta.
Canva
Publicado em 16 de março de 2022.