Como fazer

7 dicas para seu jeans durar mais

Você sabia que para produzir uma única calça jeans são necessários mais de 5 mil litros de água? Nada sustentável, né? Embora exista a opção eco denim, que utiliza 98% menos água em sua produção, melhor que comprar mais peças é fazer as que você já tem durarem mais.
Canva
Ecoa bateu um papo com Grazi Cavalcanti, professora e consultora especialista em jeans, que tem dicas certeiras para que suas roupas jeans durem a vida toda. Salve aí!
Canva

Siga as instruções da etiqueta de composição

A etiqueta é item obrigatório na peça, conforme normas da ABNT. Embora o costume de cortá-la da roupa seja comum, é muito importante atentar-se às instruções de lavagem e conservação e segui-las rigorosamente.
Canva

Lave com sabão neutro

Essa recomendação nem sempre está na etiqueta, mas ela é fundamental. O sabão neutro agride menos as fibras do tecido do que outros produtos.
Canva

Lave somente quando necessário

Se a peça não estiver suja ou com forte odor, não precisa lavar. É só pendurar para arejar o possível suor antes de guardá-las. Normalmente, dá para usar a peça por diversas vezes antes de lavar.
Canva

Não utilize alvejante

Além das chances de alterar a cor da peça, o alvejante tende a estragar as fibras do tecido, tornando-o mais frágil e aumentando o risco de rasgar ou puir com o passar do tempo.
Canva

Guarde o jeans do avesso

O contato frequente com a luz tende a queimar a peça, deixando um aspecto amarelado em algumas regiões. Guardando do avesso e em local com pouca luz, você prolonga a cor da peça. Secar a sombra também é importante e provavelmente estará nas recomendações da etiqueta. Caso não esteja, não seque seu jeans sob o sol.
Canva

Na compra, evite poliéster na composição

Poliéster é uma fibra têxtil sintética de qualidade inferior e produzida a partir do petróleo. Costuma ser utilizada para reduzir custos de produção. Dê preferência às peças feitas em jeans 100% algodão. Essa informação aparece na etiqueta de composição.
Canva

Aplique técnicas de upcycling ou customização

Pinte, borde, rasgue, recosture, remodele... Quanto mais marcas de uso, mais identidade terá seu jeans.
Canva

Dentro do conceito do jeanswear, a peça velha, gasta, manchada ou rasgada é legal.

Grazi Cavalcanti,
professora e consultora especialista em jeans
Com essas dicas, suas peças jeans vão durar mais tempo no seu guarda roupa ou, se for o caso, você poderá passá-las para frente em ótimo estado de conservação.
Canva
Publicado em 23 de fevereiro de 2022.
Reportagem: Mariana Queiroz
Edição: Fernanda Schimidt