Como fazer

Como doar leite materno?

Por Bianca Borges

Você sabia?

A amamentação é a melhor forma de garantir a nutrição de recém-nascidos, mas nem todos os bebês têm acesso ao leite humano. É aí que entram em ação os Bancos de Leite Humano. O Brasil possui a maior rede de banco de leite do mundo, sendo referência internacional, por utilizar estratégias que aliam baixo custo e alta tecnologia. Em 2020, em meio à pandemia, o serviço registrou um aumento de 15% nas doações graças a uma campanha nas redes sociais.
MINISTÉRIO DA SAÚDE / Fiocruz / Divulgação

O que é BLH?

Os Bancos de Leite Humano são centros de apoio, promoção e proteção do aleitamento materno. Além de orientar as mães, os profissionais realizam a coleta, o processamento (pasteurização) e controle de qualidade das doações, para então distribuir o leite doado aos bebês prematuros internados em UTIs neonatais.
MINISTÉRIO DA SAÚDE / Fiocruz / Divulgação

Como funciona?

Toda mulher sadia que estiver amamentando, independentemente da idade da criança, é uma potencial doadora de leite materno. Basta entrar em contato com o BLH mais próximo.
MINISTÉRIO DA SAÚDE / Fiocruz / Divulgação (Enviadas por e-mail)

Qual é o processo?

Em alguns estados, há coleta domiciliar. Após se cadastrar e receber a orientação necessária sobre a extração de leite e seu armazenamento em freezer, a lactante recebe do Banco de Leite potes de vidro com tampa de plástico esterilizados. A mãe coleta e armazena o leite. Uma vez por semana, um profissional vai até sua casa e troca o pote cheio por um vazio.
MINISTÉRIO DA SAÚDE / Fiocruz / Divulgação

Como se cadastrar?

Verifique a localização do banco mais próximo pelo site ou ligue para 0800-026-8877. Por meio desses canais você pode se cadastrar e obter informações sobre como coletar e armazenar o leite de forma segura. O Banco de Leite irá informar a data da coleta no seu domicílio.
MINISTÉRIO DA SAÚDE / Fiocruz / Divulgação

Distribuição

Hoje, há no Brasil 223 bancos de leite humano, sendo que cada um dos 26 estados e o Distrito Federal possui ao menos um. Em todo o país, estão distribuídos 221 postos de coleta, além do serviço de coleta domiciliar, disponível em alguns estados.
MINISTÉRIO DA SAÚDE / Fiocruz / Divulgação (Enviadas por e-mail)

Doações na pandemia

Segundo a Fiocruz, os protocolos seguem padrões de biossegurança e de tecnologia de alimentos e há um controle de qualidade, baseado na prevenção de risco. Todo o leite humano coletado passa por um rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído.
MINISTÉRIO DA SAÚDE / Fiocruz / Divulgação (Enviadas por e-mail)

"Após nos assegurarmos que o vírus SARS-Cov-II não é transmitido pelo leite humano e que nossos processos são seguros, passamos a investir na informação; em reforçar que mães poderiam seguir amamentando com segurança e a coleta domiciliar das doações de leite humano também teria continuidade durante a pandemia".

Danielle Aparecida da Silva,
coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

Por que doar?

Apesar da pandemia, os partos continuam acontecendo (alguns inclusive são antecipados em função dela, quando as mães são infectadas, por exemplo). No caso de partos prematuros, os bebês necessitam ainda mais do leite humano
iStock

Brasil é referência internacional

Com a maior e mais complexa rede de banco de leite do mundo, o Brasil é referência internacional por utilizar estratégias que aliam baixo custo e alta tecnologia. A rBLH, iniciativa do Ministério da Saúde e da Fiocruz, exporta essa tecnologia para 22 países. Desenvolvida há 34 anos, a estratégia brasileira tem como foco a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno até os 2 anos de vida, sendo de forma exclusiva até os 6 meses de idade.
Reinaldo Canato/UOL
Publicado em 06 de janeiro de 2021.
Reportagem: Bianca Borges
Edição: Fred Di Giacomo
Fontes:
Ministério da Saúde
Danielle Aparecida da Silva, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).
Dados:
Fiocruz