Como fazer

Como descartar roupas e tecidos corretamente

Por Mariana Queiroz

Recentemente, uma foto viralizou na internet por mostrar pilhas e mais pilhas de roupas jogadas no deserto do Atacama, no Chile. E pelos dados do Sebrae, esse "cemitério de roupas usadas" está na moda: no Brasil, são cerca de 170 mil toneladas anuais de resíduos têxteis. Desse total, 80% são descartados indevidamente na natureza e em aterros sanitários ou são incinerados.
Martin Bernetti/AFP
Mas, então, já parou para pensar no que fazer com aquela roupa que você já não quer mais? Nesse guia, Ecoa te mostra algumas opções do que fazer para doar ou descartar peças e tecidos de forma sustentável.
Canva

Repasse

É sempre bom reforçar: se a peça estiver em boas condições de uso, repasse. Pequenos defeitos como botões faltando, zíperes quebrados e ou descosturas são facilmente resolvidos. O que não funciona mais para você pode ser muito útil e necessário para outras pessoas. Se não souber para quem doar, nós temos uma lista com contato de iniciativas que recebem roupas e cobertores para ajudar a agasalhar pessoas durante o frio.
Canva

Reutilize

Muito deste cenário deve-se à falta de informação de como realizar o descarte correto de tecidos e roupas que não têm mais utilidade. Ecoa, então, foi atrás de iniciativas onde este material é aceito para reutilização e também como realizar o descarte correto de roupas e tecidos.
Canva

Recicle

Mas caso você tenha que descartar mesmo, o correto é destinar para a reciclagem, que tem um caminho diferente do que é feito com outros resíduos descartáveis. O processo de reciclagem têxtil não é tão simples, já que envolve a transformação em novos fios que podem ser utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.
Canva

Onde descartar roupas e tecidos

Atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), alguns fabricantes oferecem logística reversa, realizando a coleta de peças sem utilidade do consumidor para dar o destino correto. Conheça algumas iniciativas: Roupas em qualquer condição podem ser levadas aos pontos de coleta do Movimento Reciclo, da C&A, ou Ecoestilo, da Renner -- programas que recebem roupas em qualquer condição que são destinadas para reúso ou reciclagem.
Divulgação C&A
O projeto 'Meias do Bem', da Puket, recicla meias furadas, rasgadas e sem condições de uso e utiliza a fibra resultante na fabricação de cobertores, que são doados para instituições.
Meias do bem/Reprodução
Itens como toalhas de banho ou mesa, cortinas e retalhos de tecidos em geral podem ser destinados ao projeto 'Banco de Tecidos', que atua nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, em um sistema de troca e venda em que os tecidos são convertidos em créditos para que você possa trocar por outros tecidos disponíveis no banco.
Canva

Repense

Várias iniciativas legais, né? Mas mais legal e sustentável do que descartar corretamente é consumir com consciência.
Canva
Publicado em 15 de junho de 2022.
Reportagem: Mariana Queiroz
Edição: Paula Rodrigues