Como fazer

Saiba como denunciar casos de assédio sexual no transporte coletivo de SP

O transporte público de SP é considerado o ambiente para maior risco de assédio sexual. Essa é a opinião de quase metade (44%) das entrevistadas que participaram de uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em parceria com a Rede Nossa São Paulo no início do ano.
Para elas, o metrô, os ônibus e os vagões de trem são ainda mais perigosos do que as ruas da cidade. Uma das formas de coibir o problema é denunciar as agressões. A seguir, veja como fazer isso em cada um dos transportes.
Rogerio Cavalheiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

Metrô

Nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 15-Prata, a denúncia pode ser feita de três maneiras:
Chamando um segurança ou qualquer outro funcionário do Metrô que esteja por perto. Eles devem ajudar a dar início ao processo de identificação dos suspeitos, além de prestar auxílio ao registro da denúncia na Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano).
Fabio Braga/Folhapress
Enviando uma mensagem para o SMS-Denúncia (97333-2252) informando o local da ocorrência e a descrição do agressor, para que os agentes mais próximos possam ir até a vítima.
Getty Images/iStockphoto
Pelo aplicativo Metrô Conecta, canal de comunicação entre os usuários e a administração do Metrô. O ideal é ter o app já disponível no celular, pois o procedimento requer alguns passos:
Reprodução/Metro Conecta

Aplicativo Metrô Conecta

  • Primeiro é preciso fazer um cadastro com número de telefone e e-mail
  • Uma senha será enviada para validação
  • Surgirá, então, uma tela de apresentação. Clique em ? Início? e, então, selecione ?abuso sexual? entre as opções de denúncia.Quando a ocorrência for durante a viagem, será preciso informar a linha em que ocorreu o assédio (Linha 1 - Azul, por exemplo) e o número do vagão
  • Para assédios ocorridos na plataforma, selecione a estação (Jabaquara, por exemplo). Ainda no app, é possível escrever detalhes do ocorrido e enviar fotos do suspeito e da localização
  • A mensagem é recebida no Centro de Controle de Segurança, que destaca os agentes mais próximos da ocorrência para verificação

Linha 4-Amarela

A concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da Linha 4 - Amarela do Metrô de São Paulo, orienta procurar um agente de atendimento e segurança imediatamente.
Caso a vítima esteja dentro de um trem e não localize um funcionário, ela poderá acionar o botão intercomunicador, localizado próximo à porta dos trens, para falar com um atendente.
Diego Padgurschi/Folhapress
Após apertar o botão, o atendimento ocorrerá na estação seguinte. No total, são oito botões por vagão e 48 por trem.
Reprodução/ViaQuatro
A concessionária informa ainda que todos os agentes de atendimento e segurança estão capacitados para acolher a vítima, prestar primeiros socorros e, se necessário, oferecer acompanhamento à 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, no centro da cidade.

Trem

A orientação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é: ao sofrer ou presenciar um abuso sexual nos trens ou estações, a vítima deve informar imediatamente o funcionário mais próximo.
Os usuários podem ainda acionar a Companhia por meio do serviço SMS-Denúncia (97150-4949) informando na mensagem o local da ocorrência e as características do suspeito.
NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO
A CPTM ressalta ainda que, caso seja identificado o suspeito do assédio, ele será conduzido à delegacia de polícia mais próxima para o registro do Boletim de Ocorrência

Ônibus municipal

Em caso de assédio sexual em ônibus municipais (SPTrans), a primeira atitude é avisar o motorista ou o cobrador.
Os funcionários estão orientados pela SPTrans a parar o coletivo e aguardar a chegada da polícia ou, então, a conduzir a vítima até a delegacia mais próxima, para registro de boletim de ocorrência.
Carla Daniel/Frame/Estadão Conteúdo

Ônibus intermunicipal

A vítima ou a testemunha deve procurar um funcionário das concessionárias e permissionárias responsáveis pela operação dos ônibus da EMTU. Pode ser o motorista ou um dos encarregados por organizar o fluxo dos veículos, que ficam no terminal.
De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), eles estão orientados a denunciar o criminoso pelo telefone 190 do Centro de Operações da Polícia Militar.
Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo
Publicado em 02 de novembro de 2019.

Reportagem
Diana Carvalho

Edição
Giuliana Bergamo

Continue navegando por ECOA