Celular, computador e mais

Saiba como descartar eletrônicos sem prejudicar o meio ambiente

Por Mariana Queiroz

Quando você compra um celular novo, o que faz com o antigo? Que destino dá a televisores, computadores, eletrodomésticos e eletrônicos em geral que já não funcionam mais ou estão obsoletos? Se acaba deixando tudo em uma gaveta porque não sabe qual é o destino correto, você não está sozinho: 87% dos brasileiros mantêm lixo eletrônico em casa e não sabem como descartá-los, segundo a pesquisa 'Resíduos Eletrônicos no Brasil - 2021', encomendada pela Green Eletron.
Canva

Mas o que é lixo eletrônico?

Lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, REEE (Resíduos de Equipamento Eletroeletrônico) ou resíduo eletrônico, é qualquer objeto que possua circuito elétrico, seja composto por fiação que liga um motor ou que possua placa eletrônica: celulares, computadores, pilhas, baterias, controles remotos, geladeiras, freezers, micro-ondas, ventiladores, cafeteiras, liquidificadores e muitos outros.
Canva

E-lixo em números

A produção deste tipo de produto cresce cerca de 4% por ano e, consequentemente, os eletrônicos também são o resíduo que mais cresce. De acordo com o E-Waste Monitor 2020, em apenas 5 anos o descarte de e-lixo aumentou 21%. São mais de 53 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos descartados incorretamente no mundo. Nesse cenário, o Brasil é o quinto país que mais produz esse tipo de lixo: só no ano de 2019, de acordo com um relatório da ONU, foram mais de 2 milhões de toneladas, tendo sido reciclado apenas 3% do volume. Impactante, né?
Canva
O descarte incorreto do lixo eletrônico é prejudicial ao planeta não só porque contamina o solo e a água, mas também porque é um grande desperdício de recursos naturais. Ao serem reciclados, eles se transformam em matéria-prima, evitando a extração de recursos limitados da natureza.
Canva

Ações são urgentes

Os números são alarmantes e comprovam que ações para melhorar o cenário são urgentes. Como parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Acordo Setorial para a Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos, assinado em 2019, definiu que, de 2021 a 2025, a indústria deve instalar mais de 5 mil Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas 400 maiores cidades do Brasil. Além disso, deve coletar 17% do peso dos produtos eletroeletrônicos colocados no mercado até 2018 para dar o destino correto.
Canva

Mas afinal, como descartar lixo eletrônico?

Você deve ser estar se perguntando como pode fazer a sua parte, descartando corretamente o e-lixo. Ecoa te ensina!
Canva

Separe e organize o que precisa ser descartado

Nem todo local de coleta recebe todos os tipos de eletroeletrônicos. Por isso, separar o que você tem por categoria ajuda a encontrar o ecoponto correto. Linha branca: geladeiras, freezers, microondas, máquinas de lavar, fogões, ar condicionados etc. Linha azul: liquidificadores, batedeiras, torradeiras, ventiladores, aspiradores de pó, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, câmeras digitais, rádios e outros. Linha verde: celulares, tablets, computadores, notebooks, celulares, impressoras, monitores, fones de ouvido, carregadores e fontes. ?b>Linha marrom: TVs, aparelhos de som, equipamentos de DVD/VHS e outros.
Canva

Siga as recomendações das fabricantes

Marcas como Electrolux, Brastemp, Apple, Samsung, Motorola, LG e muitas outras costumam ter políticas de descarte, em que contam com um canal de informações e pontos de coleta nas assistências técnicas autorizadas. Informe-se antes mesmo da compra.
Canva

Não desmonte os aparelhos

Faça o descarte dos aparelhos inteiros, sem desmontá-los. Nem mesmo as baterias de lítio de celulares e computadores devem ser removidas. Além disso, coloque pilhas comuns e baterias em sacos plásticos
Canva

Encontre o ponto de coleta mais próximo

Se não encontrar informações sobre pontos de coleta das fabricantes, a forma mais fácil de encontrar um próximo da sua casa é pesquisando no Google Maps. Pesquise por "Ponto de Entrega Voluntária" ou "Ecoponto" e atente-se aos dias, horários de funcionamento e que tipo de material é coletado. São vários espalhados pelas cidades e muitos estão localizados em shoppings.
Divulgação/Green Eletron
Esses são os passos e cuidados para descartar corretamente o lixo eletrônico. Simples, né? Agora você já pode se desfazer sem medo dos eletrônicos obsoletos e inúteis que tem em casa e não sabia que destino dar.
Canva
Publicado em 11 de Maio de 2022.
Reportagem: Mariana Queiroz
Edição: Ana Prado