De Kabengele a Monja

Ano que passou teve entrevistas imperdíveis; relembre

Um ano crítico como 2020 rende reflexões importantes sobre o que passamos e, principalmente, para onde estamos indo.

Dos principais pensadores contemporâneos a líderes espirituais e celebridades, cada pessoa entrevistada por Ecoa compartilhou seus caminhos para um mundo melhor.

Veja a seguir uma seleção das 20 conversas mais impactantes.

Kabengele Munanga

Rogério Cassimiro/Folhapress

Se o Brasil, como povo, decidir ficar no capitalismo, tem que humanizar esse capitalismo. Não dá para ficar do jeito que está.

Kabengele Munanga,
antropólogo

Silvio Almeida

Valdir de Oliveira/FotoArena

As democracias liberais estão todas sendo colocadas em xeque, porque um dos efeitos da crise civilizatória é justamente a aposta em governos autoritários como símbolo de uma ordem que foi perdida.

Silvio Almeida,
advogado e doutor em Filosofia

Dário Kopenawa

Victor Moriyama / ISA/Victor Moriyama / ISA

Vocês destroem a terra, as florestas, matam os povos indígenas, provocam mudanças climáticas no mundo inteiro. O que está acontecendo é resultado do homem branco não deixar a mãe terra em paz.

Dário Kopenawa,
liderança yanomami

Marina Silva

Lucas Lima/UOL/Folhapress

Não podemos fazer novos investimentos naquilo que nos trouxe à crise. Os investimentos devem ser feitos em uma transição para uma nova economia

Marina Silva,
ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente

Bruno Gagliasso

Thiago Jenne

O que eu mais quero é que as pessoas se sintam motivadas a fazer o mesmo ou um pouquinho que seja. Se uma pessoa que ler a matéria já plantar uma árvore, já é um grande passo

Bruno Gagliasso,
ator e plantador de 100 mil árvores

Emicida

Jeff Delgado/Divulgação

Eu sou só parte de uma parada. Todos nós temos poder para mudar as coisas, a gente só precisa exercer essa vontade.

Emicida,
rapper ao lançar o doc "AmarElo"

Hélio De La Peña

Karime Xavier/Folhapress

Isso me incomoda muito. Você é condenado por mudar de opinião. Alguém puxa uma declaração antiga e diz sobre como você pensava no passado. Bicho, por que não evoluir e aceitar a evolução de uma pessoa?

Hélio De La Peña,
humorista

Bela Gil

Ricardo Borges/Folhapress

Qualquer escolha de consumo que a gente fizer é um ato político. A alimentação talvez seja um dos mais importantes, porque a gente deveria comer três vezes por dia.

Bela Gil,
chef, apresentadora e colunista de Ecoa

Leonardo Boff

Divulgação

Vale mais a vida ou o lucro? Quem nos deu o direito, no afã de buscar o bem-estar e a riqueza, de desmatar vastas regiões, de poluir as águas e o ar e de contaminar quimicamente nossos alimentos?

Leonardo Boff,
teólogo e filósofo

Babu Santana

Divulgação

Eu amo o Vidigal, mas a condição de sair da favela é uma conquista que a maioria do favelado quer. É a conquista de um direito de morar lá ou não.

Babu Santana,
ator e ex-BBB

Miguel Nicolelis

Bruno Santos/ Folhapress

O cientista não é treinado para explicar o que ele faz. Quem paga a conta é a sociedade. A pandemia trouxe a ciência, que ficava no puxadinho dos fundos, para a sala de estar.

Miguel Nicolelis,
neurocientista

Anielle Franco

Marcus Leoni/Folhapress

Assistimos a um povo, uma galera muito louca que não se cuida, que não está nem aí, que não tem empatia, mas prefiro manter dentro de mim a esperança viva porque aí me impulsiona a lutar e a seguir.

Anielle Franco,
militante, ativista do Instituto Marielle Franco e colunista de Ecoa

KL Jay

Rafael Roncato/UOL

Os pretos e pretas desse Brasil tem que praticar o amor também. Ele não pode ser vivido e sentido apenas por um núcleo de pessoas.

KL Jay,
DJ do Racionais Mc's

Henrique Vieira

Carine Wallauer/UOL

Como é ser alguém que cuida de si? É alguém que desenvolve amor próprio, cuida das pessoas ao redor, cultiva amizades genuínas.

Henrique Vieira,
pastor

Neca Setubal

Bruno Santos/Folhapress

Eu percebo que algumas empresas e pessoas passaram a ter uma maior sensibilidade diante das desigualdades do país. Há uma demanda para ajudar

Neca Setubal,
educadora e filantropa

Ingrid Silva

Steven Vandervelden

Não adianta grandes empresas doarem dinheiro para campanhas de diversidade, se dentro dessas mesmas empresas só a tia do cafezinho e o cara da limpeza forem negros.

Ingrid Silva,
bailarina

Lia Vainer Schucman

Divulgação

Pergunte a si mesmo, em todas as ações do seu cotidiano, "com essa ação, como posso promover mais igualdade racial?". Seja qual for sua atuação, tem como fazer algo.

Lia Vainer Schucman,
professora de psicologia

Luiz Antonio Simas

André Rodrigues/UOL

As pandemias passam. A reconstrução dos afetos pela festa vai ocorrer. Eu não sou um pessimista nesse sentido. Eu sou um entusiasta da festa como um elemento de construção de pertencimento.

Luiz Antonio Simas,
historiador, professor e escritor

Preto Zezé

Divulgação

A gente precisa sair dessa frequência do ódio. Para a gente, que quer democracia, igualdade, justiça social, essa agenda do ódio adoece, porque ela não é nossa. Ela nos imobiliza

Preto Zezé,
presidente da Central Única das Favelas nacional

Monja Coen

Alberto Rocha/Folhapress

Realmente espero que este momento desperte a consciência humana, de sair do seu euzinho separado, e perceber que somos um só corpo, uma só vida com tudo que existe.

Monja Coen,
líder budista
Publicado em 29 de dezembro de 2020.
Edição: Fernanda Schimidt