Paris sem carro

Prefeita quer ciclovia em todas as ruas da cidade

Com plano de mobilidade incisivo, Anne Hidalgo é projetada como reeleita após vencer o primeiro turno das eleições municipais de Paris em março. A ideia é instalar ciclovias em toda a cidade e diminuir a presença de carros.
Delpixart/Getty Images
A ideia é criar uma "cidade de 15 minutos", referência ao tempo para ir ao destino desejado, a pé ou de bicicleta. Para isso, 60 mil vagas para carros devem ser eliminadas das ruas. No centro, só moradores, comerciantes e ambulâncias poderão circular de carro.
Reprodução
Primeira mulher no cargo, Hidalgo foi eleita pela primeira vez em 2014 pelo Partido Socialista. Diminuir a emissão de poluentes e investir em mobilidade foi a principal proposta para a reeleição. Paris teve temperaturas históricas, acima de 40º C.
Reprodução
No 1º mandato, instalou 1.000km de ciclovias. A meta agora é ter mais 400km na cidade. Em 2007, ela assinou a criação do sistema de empréstimo de bicicletas reproduzido pelo mundo, inclusive em São Paulo.
Reprodução
A prefeita defende o fim da divisão entre bairros para se trabalhar ou morar. As "cidades inteligentes" do futuro teriam seus próprios "centros", com 15 minutos de distância para ir ao médico, se exercitar, estudar ou trabalhar.
Divulgação
A ideia dos "15 minutos" é ampliar contato com o próprio bairro. Junto à organização de vias, dar estímulo ao home office, plantio de mais árvores e multas para quem jogar lixo no chão ou urinar no muro.
Mehdi Taamallah/NurPhoto via Getty Images

Dar espaço para andar e pedalar otimiza o tempo. As pessoas tornam-se fisicamente mais ativas e não aumenta os congestionamentos. Mas cada cidade precisa de próprio modelo, não adianta SP imitar Paris

Paula Manoela dos Santos,
gerente de mobilidade ativa WRI Brasil
A Covid-19 "acelerou" os planos da prefeita para o 2º mandato. Reeleita em março, já anunciou uma bolsa de 55 euros (R$ 336) para quem vai de bicicleta ao trabalho.
Reprodução/Twitter
Hidalgo defende que os "15 minutos" também servem para desafogar o transporte coletivo, em um contexto de distanciamento e achatamento da curva da Covid-19.
Reprodução

Me oponho a uma Paris invadida por carros, sinônimo de poluição. A poluição combinada com a Covid-19 é extremamente perigosa

Anne Hidalgo
Na França, medidas pró-mobilidade e sustentabilidade desencadearam reações como o movimento "colete amarelo" em 2018. Para ter uma agenda verde, o governo federal francês aumentou impostos dos combustíveis.
Christian Hartmann / REUTERS
Mesmo após críticas, ela continua a defender a proibição de carros em uma das vias mais famosas, a Rue de Rivoli. Só transporte coletivo, bicicletas e pedestres poderiam circular.
Philippe Wojazer/Reuters
Ela já se encontrou com políticos brasileiros como o governador de São Paulo, João Dória, em 2017, e recebeu o ex-presidente Lula para homenageá-lo após saída da prisão, em 2019.
Reprodução/Twitter
Publicado em 25 de Maio de 2020.
Reportagem: Marcos Candido
Edição: Fernanda Schimidt