Palavras de sabedoria

5 lições de um pajé yawanawá para a sociedade não indígena

A Amazônia é uma grande escola, uma grande ciência e uma grande farmácia

Kateyuve Yamanawá,
Pajé da aldeia Yawarani
O pajé Kateyuve Yawanawá, da aldeia Yawarani, no município de Tarauacá (AC), compartilha a sabedoria da Amazônia com Ecoa e destaca a importância de ampliar o alcance da voz indígena.

Arraste para o lado e conheça os saberes compartilhados por ele
iStock

1. O conhecimento não está apenas nos livros

"Tive o privilégio de aprender com os meus mais velhos, os últimos xamãs desse povo", conta Kateyuve.

O pajé explica que os ensinamentos educativos não estão apenas na escrita e na leitura, mas também dentro da floresta e na convivência do dia a dia.
iStock

2. Sem a floresta não somos nada

"Muitas vezes escutamos dos nossos governantes que os índios são preguiçosos. Mas é o contrário, somos respeitadores e cuidadosos. Sabemos que sem a floresta, sem o rio, sem o conhecimento, não somos nada."
iStock

3. Precisamos ter tempo para olhar o céu

"Quando vou para a cidade, sinto que não tenho tempo de olhar para as estrelas, para a lua. É tanto barulho, tanto trânsito, tanta correria", fala Kateyuve, explicando que na floresta acontece o oposto, que ele está sempre presente vivendo o que natureza oferece.
iStock

4. A ciência da floresta é desenvolvimento

"Tenho muito respeito à sociedade não indígena, mas ela nos discrimina, diz que somos incapazes e estamos atrapalhando o desenvolvimento. Somos muito a favor do desenvolvimento, mas não da burrice que disfarçadamente está acabando com aquilo que foi feito para nós cuidarmos", diz, reforçando que precisamos preservar a natureza para a vida poder continuar.
Arquivo pessoal/Kateyuve Yamanawá

5. A sabedoria indígena tem muito a ensinar

"O mundo está doente, precisando de cura através da nossa ciência, que é muito grande, mas muito desconhecida?, fala o pajé. ?Em um momento tão difícil que estamos passando, é preciso levar o nosso conhecimento aos nossos irmãos. Acredito que o mundo precisa muito de nós."

Para Kateyuve, é importante que todos abram a mente e se dediquem a conhecer a sabedoria e a ciência indígena mais a fundo para se ganhar mais conhecimento. "É como concluir um doutorado", finaliza.
iStock
Publicado em 08 de dezembro de 2021.