Topo

Rabanada

Divulgação/Editora Senac São Paulo
Imagem: Divulgação/Editora Senac São Paulo

30 min

5 porções

Fácil

Ingredientes

  • 4 unidade(s) pães franceses amanhecidos
  • 1 xícara(s) de chá leite
  • 2 colher(es) de sopa açúcar
  • 2 unidade(s) ovos
  • Raspas de laranja (opcionais)
  • Manteiga para untar a frigideira
  • Açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo

Na diagonal, corte cada pão em 4 fatias grossas.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo (ou assadeira pequena) - se um estiver estragado, você não perde a receita. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Misture o leite, o açúcar e as raspas de laranja.

Mergulhe na mistura de leite e ovos quantas fatias couberem de uma só vez na frigideira. Deixem que absorvam o líquido por cerca de 1 minuto e meio de cada lado - o tempo pode variar de acordo com a textura do pão; quanto mais amanhecido, mais tempo as fatias levam para ficar úmidas no centro.

Enquanto isso, leve ao fogo médio uma frigideira grande, de preferência antiaderente, para aquecer. Coloque 1 colher (chá) de manteiga na frigideira e gire para untar o fundo.

Levante as fatias de pão, deixando escorrer bem o líquido e transfira para a frigideira. Doure por cerca de 2 minutos de cada lado - pressione levemente as fatias com a espátula para garantir uma casquinha crocante.

Enquanto a primeira leva de rabanadas está na frigideira, umedeça as próximas. Após cada leva, passe um papel-toalha na frigideira, para evitar que comece a queimar e unte novamente com 1 colher (chá) de manteiga. Transfira as rabanadas douradas para uma travessa e repita esse balé até as fatias acabarem. Polvilhe com açúcar e canela e sirva.

Receita do livro "Direto ao pão", de Luiz Américo Camargo.