Topo

Receitas de Páscoa


Ovo Crunchy (Ovo de Páscoa com chocolate branco e praliné)

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

120 min

1 porções

Ingredientes

Ovo de Chocolate

  • 800 grama(s) de chocolate branco
  • 1 colher(es) de sopa de manteiga de cacau em pó (à venda em lojas especializadas)
  • 1/2 colher(es) de chá de flor de sal
  • 6 colher(es) de sopa de massa folhada crocante (à venda em lojas especializadas)
  • 250 grama(s) de recheio pronto de praliné de avelã e amêndoas (à venda em lojas especializadas)

Flores de chocolate com fondant

  • 100 grama(s) de chocolate branco
  • 200 grama(s) de fondant
  • 1/2 colher(es) de chá de corante alimentício branco
  • 1 colher(es) de chá de corante alimentício branco

Cordão de chocolate com fondant

  • 200 grama(s) de fondant
  • 100 grama(s) de chocolate meio amargo

Conversor de medidas

Fonte: Profood Solutions Consultoria de Restaurantes

Modo de preparo

Ovo de Chocolate

Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas. O chocolate deve atingir uma temperatura de até 45 ºC (colocando um pouco sobre a pele, ele deve transmitir sensação de calor, mas não deve queimar).

Depois, misture um pouco o chocolate para que ele esfrie. A temperatura ideal é entre 34 ºC e 35 ºC. Acrescente, em seguida, a manteiga de cacau em pó e a flor de sal e misture bem, para derreter a manteiga de cacau.

Logo após, adicione a massa folhada crocante. Misture delicadamente, até obter uma massa homogênea. Transfira o chocolate para uma forma de ovo de Páscoa de 500 gramas. Vire de cabeça para baixo para retirar o excesso; bata devagar nas bordas da forma para facilitar a operação. Reserve o restante do chocolate temperado para finalizar o interior do ovo e formar a base mais tarde.

Repouse a forma na mesma posição sobre uma folha de papel-manteiga. Após alguns minutos, desgrude do papel e novamente raspe a forma com uma espátula para deixar a superfície bem lisa. Leve ao refrigerador por cinco minutos ou até que a casca esteja totalmente cristalizada.

Aqueça o recheio pronto de avelã e amêndoas por dez segundos no micro-ondas para facilitar na hora de usar. Despeje metade do recheio em cada casca e com a ajuda de uma colher espalhe por toda a casca, deixando uma borda de 1 cm da superfície da forma. Reserve na geladeira para que o recheio endureça.

Utilizando o restante do chocolate temperado usado para formar as cascas, pincele uma fina camada de chocolate até cobrir totalmente o recheio. Reserve na geladeira até que se cristalize por completo.

Flores de chocolate com fondant

Com 24 horas de antecedência, derreta o chocolate. Despedace o fondant e acrescente-o pouco a pouco ao chocolate derretido. Mexa bastante a massa, trabalhando-a até ficar com uma consistência homogênea. Deixe descansar por 24 horas para que cristalize por completo. Transfira a massa para uma mesa ou bancada e trabalhe-a com uma espátula para torna-la maleável.

Separe um terço da massa e acrescente o corante amarelo pouco a pouco. Trabalhe-a até que fique homogênea. Repita o processo com o corante branco. Abra a massa branca com um rolo até atingir a espessura desejada, polvilhando amido de milho ou fécula de batata para não grudar na mesa e no rolo. Não deixe-a muito fina, pois pode quebrar depois de seca.

Use um cortador no formato de flor (ou outro design de sua preferência). Use o botão nas costas do cortador para desenformar. Modele com as mãos bolinhas da massa amarela no tamanho do miolo desejado para a flor. Achate as bolinhas, passe o dedo em um pouco de água para fixá-las no centro da flor. Cuidado para não molhar muito. Reserve até cristalizar por completo.

Cordão de chocolate com fondant

Prepare o fondant e o chocolate plástico como foi feito com as flores de chocolate. Enrole a massa com as mãos até formar um cilindro fino. Em seguida, aplique uma placa de texturização sobre o cilindro, achatando-o com as mãos até formar uma faixa. Retire a placa de texturização em seguida.

* As flores de chocolate com fondant podem ser substituídas por flores de pasta americana

Receita da Chocolat Academy
Av. Paulista, 1.048, 12º andar, São Paulo, SP
Tel.: (11) 2123-7955

Mais Receitas de Páscoa