Topo

Couve-flor frita, à milanesa e creme: faça em casa receitas de restaurantes

Cavolfiore, do restaurante Muquifo - Kato
Cavolfiore, do restaurante Muquifo Imagem: Kato

Do UOL

30/01/2020 19h09

A receita de creme de couve-flor tostada é um dos hits do momento nas redes. O modo de preparo, dourando os floretes em fogo alto na frigideira, garante um toque defumado ao prato.

É mais uma prova da versatilidade dessa hortaliça na cozinha. A couve-flor pode ser preparada desde o modo trivial, cozida e refogada, a versões frita e à milanesa ou na composição de saborosos cremes e sopas. Reunimos a seguir cinco receitas de restaurantes badalados de São Paulo para inovar no preparo da couve-flor.

O Tahin, especializado na culinária árabe, por exemplo, apresenta no cardápio uma receita de couve-flor frita com molho tarator, que leva tahine, alho socado e até gelo.

Couve-flor frita com Molho Tarator - Divulgação - Divulgação
Couve-flor frita com molho tarator, do restaurante Tahin
Imagem: Divulgação

Já a hamburgueria vegetariana LC Futuro traz um prato chamado "Que couve". Trata-se de uma variação da couve-flor à milanesa na qual a molho para empanar leva especiarias como pimenta cayena, páprica e cúrcuma.

Que couve - Carol Gherardi - Carol Gherardi
"Que couve", do restaurante LC Futuro
Imagem: Carol Gherardi

O Muquifo, restaurante que aposta no equilíbrio entre comida caseira e técnicas sofisticadas, oferece em seu cardápio o "Cavolfiore", uma couve-flor com molho de parmesão que ganha um toque crocante com migalhas de pão italiano.

Creme de couve flor assada, com pesto de salsinha - Thays Bittar - Thays Bittar
Creme de couve flor assada, com pesto de salsinha, do restaurante Animus
Imagem: Thays Bittar

Agora, se você quer um creme de couve-flor assada, que tal experimentar a receita do Animus? O estabelecimento, que aposta na culinária contemporânea, oferece essa versão acompanhada de pesto de salsinha.

Creme de couve-flor no parmesão - Divulgação - Divulgação
Creme de Couve Flor no parmesão, do chef Melchior Neto
Imagem: Divulgação

Se quiser seguir no mesmo estilo, dá para criar um creme de couve-flor no parmesão. Essa versão é servida no próprio queijo torradinho, que serve como um prato fundo.