Topo

Veja as principais dicas para preparar carne moída e 3 receitas fáceis

A carne moída é uma espécie de coringa na cozinha - Getty Images/iStockphoto
A carne moída é uma espécie de coringa na cozinha Imagem: Getty Images/iStockphoto

Pedro Fonseca

do UOL

29/01/2020 04h00

A carne moída é um coringa na cozinha, você sabe. Da bolonhesa à almôndega, passando pelo recheio do pastel ou apenas temperadinha fazendo par com arroz branco, ela compõe o menu da culinária prática.

Todo mundo tem seu jeitinho de fazê-la, mas há macetes que podem aprimorar o preparo da carne moída. Simone Fiuza, dona do perfil no Instagram Look do Fogão, revela a seguir suas principais dicas e sugere três receitas para incrementar o cardápio.

A escolha da carne

"Os cortes mais magros (como patinho, miolo de acém, acém, paleta e peixinho) são bons para fazer, por exemplo, molho a bolonhesa e quibe", diz Simone. Para hambúrgueres e almôndegas, prefira cortes mais gordurosos, que garantem mais liga à carne. Uma sugestão da cozinheira é criar um blend com costela, acém e peito para a base dos hambúrgueres. "Você também pode optar por moer uma peça de fraldinha, que é bem saborosa", diz.

Simone Fiuza é dona do perfil no Instagram Look do Fogão - Insyagram/lookdofogao - Insyagram/lookdofogao
Simone Fiuza é dona do perfil no Instagram Look do Fogão
Imagem: Insyagram/lookdofogao

Para deixar soltinha

A técnica de Simone para ter uma carne moída soltinha consiste em, primeiro, refogar a carne na panela com um fio de azeite, sem tempero algum, apenas uma pitada de açúcar. "Assim que ela está corada, acrescento alho, cebola picadinha e deixo dourar mais um pouco", explica. Em seguida, basta adicionar sal, pimenta do reino e os temperos de sua preferência.

Cuidado antes do preparo

"Qualquer tipo de carne deve estar em temperatura ambiente antes de ir para a panela, assim solta menos sucos", diz Simone. Porém, a carne moída exige uma atenção especial. Como tem maior superfície em contato com ar por estar esfarelada, tende a estragar com maior rapidez. "Por isso, é importante ficar de olho para não esquecer o alimento por muitas horas fora da geladeira", indica.

O famoso chili mexicano é um dos pratos que você pode preparar com carne moída - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
O chilli mexicano é um dos vários pratos que você pode preparar com carne moída
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Moída na hora

Ao invés de optar pelas bandejinhas prontas, prefira comprar a peça inteira e pedir ao açougueiro para moer na hora. "Dessa forma, você tem certeza que o alimento está fresco e sabe exatamente a peça que está levando para casa", diz Simone.

Para congelar

A cozinheira indica que a carne moída que você deseja congelar pré-pronta (apenas frita e temperada ou com algum molho) pode ficar armazenada no freezer por até quatro meses.

Com uma pitada de açúcar, a carne moída fica soltinha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Com uma pitada de açúcar, a carne moída fica soltinha
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"Enxugar" a carne

Caso a carne esteja muito gordurosa ou soltando água demais durante o preparo, a cozinheira indica colocar um pedaço de pão sobre ela, na panela. "O pão 'puxa' parte do líquido e da gordura, deixando a carne mais sequinha", diz.

Um toque defumado

No preparo com cortes menos gordurosos, acrescentar um pouco de bacon ao blend de carnes dá um toque defumado à sua receita. "Peço ao açougueiro para moer um pedaço junto com a carne. Além do sabor diferente, o bacon ajuda a dar mais liga", diz.

Da teoria à prática

Chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na carne moída. Confira três receitas práticas que Simone sugere para incrementar o cardápio:

Escondidinho de carne moída

Escondidinho de carne moída - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Escondidinho de carne moída
Imagem: Arquivo pessoal

Um clássico da culinária brasileira, aqui o escondidinho de carne moída é feito com patinho e três tipos de queijo. Uma dica da especialista é fazer o purê de batatas na batedeira, isso ajuda a deixá-lo mais cremoso.

Rocambole de carne

Rocambole de carne, receita de Simone Fiuza, do @lookdofogao - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Rocambole de carne
Imagem: Arquivo pessoal

Nesta receita de rocambole, o creme de cebola ajuda a dar liga à carne moída. "E o segredo para enrolar tudo é apertar bem as laterais e a emenda para o recheio não vazar", diz Simone.

Quibe recheado

Quibe de forno - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Quibe de forno
Imagem: Arquivo pessoal

Este clássico da culinária árabe ganha um toque especial nesta receita de quibe recheado sugerida por Simone, com recheio de muçarela e requeijão. "É importante hidratar o trigo do quibe com caldo da carne para dar mais sabor", diz.