Topo

A rica culinária do Alentejo prova que, à mesa, Portugal não é só bacalhau

Bochechas de porco do Alentejo - Divulgação
Bochechas de porco do Alentejo Imagem: Divulgação

Do UOL

20/01/2020 04h00

Quando você pensa em comida portuguesa, o primeiro prato que provavelmente vem à cabeça é o bacalhau. Concorda? Mas no Alentejo, a maior região de Portugal, no centro-sul do país, a famosa iguaria dá lugar a carnes de caça, outros pescados, ingredientes únicos e modos de preparo inusitados.

No litoral, por exemplo, em locais como as cidades de Troia, Comporta e Sines, as grandes estrelas da culinária são os peixes e frutos do mar frescos. Os pratos com polvo, mexilhões e pescados são destaque. Entre os mais conhecidos estão o saboroso arroz de polvo, que também pode levar camarões, e a sopa de cação, perfeita para esquentar um dia mais frio.

A tradicional sopa de cação alentejana - Divulgação  - Divulgação
A tradicional sopa de cação alentejana
Imagem: Divulgação

Um pouco mais no interior da região, em Alcácer do Sal, Santiago do Cacém e Grândola, os ingredientes vindos do mar se unem a outros tipos de carne. É o caso do lombo de porco com amêijoas, que são um tipo de molusco. Entre os temperos usados nesta iguaria estão alho, louro e pimentão, e o preparo pode levar também um pouco de vinho branco.

Carne de porco com amêijoas, batatas fritas e coentro-porco a alentejana - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Carne de porco com amêijoas, batatas fritas e coentro-porco a alentejana
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Já cidades como Ponte de Sor, Estremoz e Arraiolos são bons lugares para provar um arroz de lebre e as deliciosas bochechas de porco. Outras carnes também ocupam o lugar central na mesa. O famoso porco preto do Alentejo, carneiros e animais de caça, como o veado, são algumas das utilizadas na confecção dos pratos.

A comida alentejana é rica variada, com sopas, carnes e sobremesas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A comida alentejana é rica variada, com sopas, carnes e sobremesas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

No leste alentejano, mais perto da Espanha, as comidas mostram como essa proximidade influenciou a culinária local. O gaspacho, uma sopa fria de tomate, ganhou um preparo diferente em Portugal, onde os ingredientes não são triturados como no país vizinho. Nas terras lusitanas, além do tomate, a receita leva pepino, pimentão e pão.

O ensopado de borrego é um dos pratos encontrados em toda a região alentejana - Instagram/fazfrio - Instagram/fazfrio
O ensopado de borrego é um dos pratos encontrados em toda a região alentejana
Imagem: Instagram/fazfrio

Existem também aquelas iguarias características de toda a região do Alentejo, como o ensopado de borrego e as migas, feitas com pão refogado. Porém, apesar de encontrar esses pratos em diferentes cidades, cada uma dá seu toque especial. Em Beja, por exemplo, a receita costuma levar carne. Já em Évora, é feita com aspargos e lombo de porco. Na cidade de Portalegre, costuma-se utilizar diversos cortes de carne de porco.

Na cidade de Elvas, sobremesa principal é a sericaia com ameixas, que esbanja ovos e canela - Instagram/sericaiagourmet - Instagram/sericaiagourmet
Na cidade de Elvas, sobremesa principal é a sericaia com ameixas, que esbanja ovos e canela
Imagem: Instagram/sericaiagourmet

Agora, se é um docinho que você busca, as opções também são variadas. Em Castelo de Vide, vale provar a boleima de maçã, um bolo típico da Páscoa que leva canela, maçã e nozes. Em Elvas, a pedida é a sericaia com ameixas, que esbanja ovos e canela. Por fim, há o doce dourado em Borba, feito à base de amêndoas, pão, gemas de ovos e açúcar.