Topo

O bolo do Harry Potter é feio de propósito; descubra por que e como fazer

Bolo de chocolate inspirado no livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal", de Denise Godinho, do site Capitu Vem Para o Jantar - Arquivo pessoal
Bolo de chocolate inspirado no livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal", de Denise Godinho, do site Capitu Vem Para o Jantar Imagem: Arquivo pessoal

Fernanda Fadel

Do UOL

29/12/2019 04h00

Já leu um livro em que um prato descrito em algum trecho da história te deu água na boca?

Sem manejo nas panelas, a jornalista Denise Godinho aprendeu a cozinhar se encantando com as comidas entremeadas nas histórias. "Costumo dizer que não sabia nem quanto tempo demorava para cozinhar um ovo".

O interesse pela culinária veio depois do desejo pela cocada que Capitu prova em "Dom Casmurro", de Machado de Assis. "No momento que li o trecho, fiquei com muita vontade de comer o doce e, na hora, improvisei uma cocada com o que eu tinha em casa. Depois disso criei o site Capitu Vem Para o Jantar".

Eu pensei: 'E se finalmente aprender a cozinhar com meus escritores preferidos?"

O acervo das obras criadas por Denise cresceu e, hoje, há receitas de sucesso como o marzipã de "Romeu e Julieta", a sopa de tomate de "O Iluminado", as rosquinhas açucaradas de "A Hora da Estrela".

Entre muitas receitas criativas, Denise compartilha com o UOL Receitas o bolo de chocolate inspirado em "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Confira aqui o passo a passo.

Receita é inspirada no bolo que Harry Potter ganha quando ele faz 11 anos e descobre que vai para Hogwarts - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Receita é inspirada no bolo que Harry Potter ganha quando ele faz 11 anos e descobre que vai para Hogwarts
Imagem: Arquivo pessoal

O doce tem um sabor especial para ela. "Eu sou fã de Harry Potter e fiz o bolo no aniversário de 34 anos do personagem". Ele é inspirado naquele que o bruxinho ganha de Hagrid quando completa 11 anos e descobre que irá para Hogwarts. "É um bolo importante pois, antes disso, Harry nunca teve a oportunidade de comemorar o aniversário", explica Denise.

Não é um bolo lá muito bonito, mas a "feiura" tem sua razão. "Mantive essa carinha de 'amassado' porque, na história, Hagrid senta em cima do doce acidentalmente", conta Denise. "Não importa. Receber o doce com glacê e velinhas foi um momento especial para o personagem perceber que o futuro não seria ruim, afinal".

Confira a receita completa do bolo de chocolate do livro "Harry Potter".