Topo

Aeroporto dos EUA reaproveita água do ar condicionado para produzir cerveja

Terminal do Aeroporto Internacional de San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos - iStock
Terminal do Aeroporto Internacional de San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos Imagem: iStock

27/12/2019 11h33

O Aeroporto Internacional de San Diego, localizado na Califórnia (EUA), teve uma ideia curiosa para reaproveitar e purificar a água dos ares-condicionados das dependências do local: transformar em cerveja.

Apesar de parecer esquisita, a criação é uma iniciativa para reduzir o impacto ambiental do uso do ar condicionado no aeroporto.

Em parceria com a Ballast Point Brewing, nasceu a cerveja SAN Test Pilot, com 5,8% de teor alcoólico, classificada como uma "bebida leve com notas de frutas maduras".

Cerveja SAN Test Pilot produzida pela Ballast Point Brewing - Reprodução - Reprodução
Cerveja SAN Test Pilot produzida pela Ballast Point Brewing
Imagem: Reprodução

O diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ballast Point Brewing, Aaron Justus, falou sobre a criação alcoólica ao canal Fox. "Estamos sempre brincando com água, malte, lúpulo e técnicas diferentes". Produzir cerveja deste tipo de água fez Aaron admitir que é "uma técnica rara".

Segundo o canal, a coleta de água começou em 2014, quando um funcionário notou água pingando de ares-condicionados. Desde o período, o aeroporto passou a coletar 100 mil galões do líquido por ano - que era, inicialmente, utilizado em serviços de limpeza.

"Se podemos pegar a água e transformamos em algo pelo qual San Diego é obviamente muito conhecida, que é a cerveja artesanal, é uma vitória para todos", afirmou Mark Kersey, vereador de San Diego.