Topo

Frango crocante com creme de milho, do chef Léo Abreu, é petisco imbatível

Frango crocante com creme de milho  - Arquivo pessoal
Frango crocante com creme de milho Imagem: Arquivo pessoal

Fernanda Fadel

De Nossa

15/12/2019 04h00

"Eu era o cara que todo mundo dizia que não ia dar em nada", lembra Leonardo Abreu. Hoje, ele prova que estavam errados. Aos 30 anos, Léo é chef, empresário e comanda seu restaurante em Florianópolis (SC).

A culinária surgiu cedo na sua vida, mais como "castigo" do que por vocação. "Eu era um moleque que dava trabalho na escola e, como passava muito tempo sozinho em casa, minha mãe me colocou para cozinhar", conta.

A linha do chef Leonardo Abreu, do @leeooabreu, é "culinária sem enrolação e sem frescura" - Arquivo pessoal  - Arquivo pessoal
A linha do chef Leonardo Abreu, do @leeooabreu, é "culinária sem enrolação e sem frescura"
Imagem: Arquivo pessoal

Do indefectível arroz, feijão com bife acebolado que fazia aos 12 anos, aprimorou o talento com as panelas e, já com mais idade, era o cara que juntava os amigos em torno da mesa.

"Além do prazer em fazer comida, descobri que gosto mesmo, e até mais, de servir as pessoas".

Estava na hora de levar o hobby a sério. Fez cursos de panificação, aprendeu com livros, cozinhou com profissionais: "A observação e as vivências me ajudaram muito".

Em 2016, Léo começou a ganhar dinheiro vendendo brownies com a mulher. O negócio evoluiu para as sobremesas congeladas, vendidas para restaurantes de Floripa e outras experiências no mercado gastronômico. Hoje, ele comanda a cozinha do bar e restaurante Ferro, onde a lasanha feita na chapa faz sucesso no menu.

"O simples que todo mundo gosta", diz Leonardo Abreu sobre queijo quente feito por ele - Reprodução/@leeooabreu - Reprodução/@leeooabreu
"O simples que todo mundo gosta", diz Leonardo Abreu sobre queijo quente feito por ele
Imagem: Reprodução/@leeooabreu

No mundo virtual, as receitas do chef autodidata também causam água na boca e arrebanham fãs. Em seu canal no YouTube, com mais de 200 mil inscritos, e no Instagram (28 mil seguidores) o chef autodidata conquista com a "culinária sem enrolação e sem frescura", como ele define.

"A simplicidade sempre ganha né? Acredito muito em rango familiar, comida que é comida."

Leonardo Abreu é apaixonada por pães caseiros - Reprodução/@leeooabreu  - Reprodução/@leeooabreu
Pão caseiro também está no acervo das receitas do chef Leonardo Abreu
Imagem: Reprodução/@leeooabreu

E em uma série especial no canal, Léo ensina o preparo de suas comidas favoritas: pão artesanal com ovo, frango crocante com milho, macarrão alho e óleo (este preparado ao lado do filho, o pequeno Valentim, de 3 anos).

Eu acho que a gastronomia tem o papel de resgatar o lance mais verdadeiro da comida. Isso me brilha os olhos".

Receita do acervo do chef Leonardo Abreu  - Reprodução/@leeooabreu - Reprodução/@leeooabreu
Receita de massa fresca do chef Leonardo Abreu
Imagem: Reprodução/@leeooabreu

O chef sabe que as comidas trazem emoções à tona. No Instagram @leeooabreu, não é raro expor as sensações que as receitas que mais ama provocam.

Leonardo Abreu em uma das imagens que mostra a paixão por ser chef - Reprodução/@leeooabreu  - Reprodução/@leeooabreu
Léo em uma das imagens que mostra a paixão por ser chef
Imagem: Reprodução/@leeooabreu

Para descrever um rótulo de massa fresca, por exemplo, escreveu: "É como se fosse um abraço daqueles que você não consegue soltar". Em outro post, decreta que "pasta e fagioli cura tudo. Até quem é ruim da alma".

Em uma imagem que aparece vestido com avental, com um ralador em punho, finalizando os filetes de queijo da cobertura de um prato, fica claro como Leonardo Abreu encara a comida e a arte de servir com uma frase-palavra que lhe descreve muito bem: "Çaporraéminhavida".

A receita do @leeooabreu para o UOL

Frango crocante com creme de milho  - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Frango crocante com creme de milho
Imagem: Arquivo pessoal

"Essa com certeza é uma das minhas receitas favoritas", conta o cozinheiro apaixonado por comida simples e saborosa. "Vou ensinar vocês a fazer um franguinho perfeito, com casca seca e crocante, com algumas dicas valiosas".

E é também uma das receitas que mais fizeram sucesso no canal de YouTube do chef.

Confira a receita completa de frango crocante com creme de milho.