Topo

Pernil de cordeiro pede molhos e acompanhamentos intensos. Experimente

Pernil de cordeiro feito à moda armênia - Getty Images
Pernil de cordeiro feito à moda armênia Imagem: Getty Images

Juliana Simon

De Nossa

11/12/2019 00h05

O "MasterChef - A Revanche" chega à reta final com um desafio de peso em sua semifinal: no último duelo da temporada, nesta terça (9), os dois competidores deveriam preparar pernil de cordeiro recheado com um molho e três acompanhamentos.

Para quem quer se inspirar no reality e reproduzir complementos para esta carne, que tem feito cada vez mais sucesso entre os brasileiros, Guto Quirós, que ensina diferentes receitas à base de cordeiro nas redes sociais e comanda a empresa Quirós Gourmet, dá dicas saborosas.

Ele lembra que os acompanhamentos, como os molhos e as guarnições, devem harmonizar com todo o sabor dos cortes. Ou seja, para o cordeiro, prepare-se para fortes emoções.

Molhos

Salsa Criolla

Salsa Criolla - Getty Images - Getty Images
Salsa Criolla
Imagem: Getty Images

Há quem considere o molho típico da Argentina e do Uruguai parecido com o nosso vinagrete, porém o modo de preparo, os ingredientes e os temperos dão à Salsa Criolla um sabor original e único. É excelente para acompanhar um churrasco de pernil de cordeiro e tem como ingredientes básicos tomates, pimentões, cebola, alho, pimenta e azeite misturados.

Chimichurri

Chimichurri - Getty Images - Getty Images
Chimichurri
Imagem: Getty Images

Outro molho típico da Argentina e do Uruguai. É um molho ácido que ajuda quebrar a gordura e por isso torna o sabor mais agradável ao harmonizar-se com a carne de cordeiro.

Um corte indicado para o acompanhamento do chimichurri é a picanha de cordeiro, crocante por fora e suculenta por dentro. Os ingredientes básicos são cebola, alho, mostarda, manjericão, louro e noz-moscada. Para uma porção, o indicado é misturar meia colher de sopa de cada um dos ingredientes e deixar na geladeira de um dia para o outro.

Barbecue

Molho barbecue - Getty Images - Getty Images
Molho barbecue
Imagem: Getty Images

O molho tradicional norte-americano, também está presente na mesa da Nova Zelândia, um dos maiores exportadores e consumidores de carne de cordeiro do mundo.

É excelente no acompanhamento da costela de cordeiro, harmonizando-se com a carne e a gordura do corte. Veja a receita completa.

Mostarda e Mel

Mostarda, getty - Getty Images - Getty Images
Mostarda com mel
Imagem: Getty Images

A combinação dá um contraste especial como acompanhamento do carré francês de cordeiro. De sabor agridoce com um toque defumado, o molho compõe a apresentação elegante do corte, ressaltando seu sabor suave, macio e de textura única. A base do molho é mostarda e mel que também contém azeite, pimenta do reino e sal.

Molho de redução de vinho tinto

Cordeiro com iogurte e vinho - Getty Images - Getty Images
Cordeiro com iogurte e vinho
Imagem: Getty Images

A bebida harmoniza perfeitamente com carne de cordeiro como bebida, porém, se utilizado como ingrediente no preparo de um molho de redução para o carré curto de cordeiro ou para a costela de cordeiro, ele destaca as cores e explora o contraste da textura da carne de cordeiro com a nuance do vinho.

Para o molho, derreta duas colheres de manteiga e refogue uma cebola até ficar transparente. Acrescente 1 e 2/3 xícara de vinho tinto, um galgo de sálvia, outro de salsinha e abaixe o fogo. Deixe ferver até reduzir.

Acompanhamentos

Além dos molhos, os acompanhamentos para a carne de cordeiro mais utilizados são os grãos e legumes gratinados e assados como as batatas, abóbora, cebolas, vagem e feijão branco. Na cozinha árabe destacam-se como acompanhamento de carne de cordeiro as berinjelas, pasta de grão-de-bico e arroz com especiarias.

Pernil de Cordeiro à Fiorentina - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Outros destaques são os risotos. Muito utilizados no acompanhamento de carne de cordeiro em países da Europa e em restaurantes especializados. Nesse caso os risotos dão os toques de contrastes aos pratos com sabores do limão siciliano, da menta ou do espinafre.