PUBLICIDADE

Topo

Receitas de Carnes


Tomahawk é churrasco nobre para quem tem fome de Flintstone. Faça em casa

Juliana Simon

Do UOL

05/12/2019 04h00

Os fãs dos desenhos animados clássicos vão se lembrar de como um pedação de carne de Brontossauro fazia Fred Flintstone entoar os mais animados "yabba dabba doo".

Inspirado nesse icônico personagem - e em sua interminável fome -, o corte de carne bovina Tomahawk já é conhecido como "carne dos Flintstones" e faz muito churrasqueiro babar.

O que é

Tomahawk - Getty Images
Tomahawk
Imagem: Getty Images

Extraído entre a sexta e décima costela, considerada como a parte mais macia e premium do lombo bovino, o corte recebe diferentes nomes.

Como explica Vera Rodrigues, da boutique de carnes Du'Butcher, sem osso, ele pode ser chamado de filé de costela, bife ancho ou ribeye. Com osso de nove centímetros, é o famoso de prime rib.

Já com osso de 30 centímetros, é considerado Tomahawk. Apesar da referência pop, o nome tem origem relacionada aos indígenas norte-americanos e a um pequeno machado utilizado para caça - o enorme osso se assemelha à haste da arma.

Como escolher o melhor corte

Cada peça desse potente corte tem em torno de 1,3 quilo e o melhor é aquele com maior e mais marmorizado olho de bife, em torno de 10 a 11 centímetros de diâmetro. Normalmente de animais britânicos e terminados em confinamento, segundo Vera.

Como é considerado um corte nobre, tem uma média de preço salgada: R$ 105 o quilo.

Para reconhecer o bom Tomahawk, fique de olho no trabalho do miolo da peça - Getty Images
Para reconhecer o bom Tomahawk, fique de olho no trabalho do miolo da peça
Imagem: Getty Images

Como fazer em casa

Para fazer um churrasco digno da Idade da Pedra, o recomendado é usar grelha ou churrasqueira em seu preparo.

Primeiro, é preciso selar a peça em calor bem forte, de cinco a dez centímetros da brasa, por um a dois minutos de cada lado.

Depois, suba a carne para uma altura mínima de 15 centímetros da brasa para continuar a assar, até alcançar o ponto desejado.

Deixe descansar por um minuto antes de servir para o calor do osso e o suco da carne se espalhar.

Finalize com flor de sal e, se preferir, com uma pitada de pimenta do reino.

E, finalmente, fatie perpendicularmente à linha que se encontrava o osso.

Tomahawk é peça nobre e supermacia - Getty Images
Tomahawk é peça nobre e supermacia
Imagem: Getty Images

Harmonização

Como qualquer churrasco sofisticado que se preze, a bebida não pode ficar atrás. Para combinar com a saborosa carne, Vera indica vinhos mais encorpados, como um Malbec, ou uma cerveja India Pale Ale para chegar à experiência perfeita.

Receitas de Carnes