Topo

Aprenda a fazer o pulled pork, carne de porco desfiada ao estilo americano

Pulled pork permite várias combinações. A com molho barbecue é certeira - Tricia Vieira/Divulgação
Pulled pork permite várias combinações. A com molho barbecue é certeira Imagem: Tricia Vieira/Divulgação

Juliana Simon

De Nossa

28/11/2019 04h00

Cada vez mais popular entre os "carnívoros" brasileiros, o estilo norte-americano de churrasco tem algumas estrelas que garantem a autenticidade do verdadeiro barbecue. Entre elas, o famoso pulled pork, uma suculenta carne de porco desfiada.

Reza a lenda que essa carne defumada e preparada lentamente teve a receita modificada ao longo de sua história, por influência de vários grupos de imigrantes que chegaram aos Estados Unidos.

Primeiro os espanhóis, que aprenderam técnicas de defumação com os nativos. Depois, africanos e europeus, que aprimoraram o tempero e elevaram o preparo a um ícone culinário da panela cultural do sul dos Estados Unidos - principalmente nas Carolinas.

Pulled pork é base para sanduíches maravilhosos - Tricia Vieira/Divulgação - Tricia Vieira/Divulgação
Pulled pork é base para sanduíches maravilhosos
Imagem: Tricia Vieira/Divulgação

Nos dias de hoje, basta um pãozinho e molho para arredondar um bom pulled pork. E o céu é o limite para os acompanhamentos, que podem incluir salada de repolho, guacamole e até mesmo molho à base de outro produto tradicionalíssimo na região: o whiskey.

Com ajuda do pitmaster Daniel Lee, aqui você aprende a receita tradicional.

Qual carne escolher

No churrasco ou no lanche da tarde, pulled pork faz sucesso - Tricia Vieira/Divulgação - Tricia Vieira/Divulgação
No churrasco ou no lanche da tarde, pulled pork faz sucesso
Imagem: Tricia Vieira/Divulgação
Pode ser feito com qualquer parte do porco desfiado, porém, o mais comum é utilizar o copa-lombo suíno (aka Bumbum de Boston ou bumbum de porco) - um corte de porco que vem da parte superior do ombro da perna da frente. A peça não requer limpeza.

Como temperar

Para fazer o tempero seco para uma peça de 3,5 kg de copa-lombo, basta misturar 200 gramas de açúcar mascavo, 100 gramas de sal, 50 gramas de páprica doce, 25 gramas de pimenta do reino, 15 gramas de canela em pó, 25 gramas de cebola em pó e 25 gramas de alho em pó e polvilhar sobre a peça.

Como defumar

Em um defumador a 130°C, coloque a peça para receber toda a fumaça. Mantenha a temperatura com lenha frutífera. Daniel sugere a de laranjeira.

Após 5 horas em defumação, embrulhe a peça, de preferência em papel alumínio. Utilize uma bandeja de alumínio descartável para coletar todo o caldo que a carne solta.

Após embrulhar, mantenha na temperatura por mais 4 horas. Ao final, a carne estará desmanchando. Deixe descansar por 5 minutos e comece a desfiar.

Bagel é só uma das opções para servir o pulled pork. E o molho é à sua escolha - Tricia Vieira/Divulgação - Tricia Vieira/Divulgação
Bagel é só uma das opções para servir o pulled pork. E o molho é à sua escolha
Imagem: Tricia Vieira/Divulgação

Sirva com um belo pão (francês, bagel, de forma, de hambúrguer) e picles a gosto, ou experimente fazer e provar seu complemento mais tradicional: o molho barbecue. Especialmente para os leitores de UOL Receitas, o pitmaster Daniel Lee revelou sua receita especial de Molho barbecue. Confira aqui.