Topo

Cumbuca delícia: a receita do poke da chef do @cebolanamanteiga

Combinação inusitada: o poke ganha os sabores do chucrute e do sunomomo - Divulgação
Combinação inusitada: o poke ganha os sabores do chucrute e do sunomomo Imagem: Divulgação

Fernanda Fadel

Do UOL

17/11/2019 04h00

Carolina Noé Dini, de 32 anos, tem verdadeira paixão pela comida. Em seu site e conta no Instagram, intitulados Cebola na Manteiga, criado há 3 anos, a mineira mistura receitas com pitadas de palavras que não economizam o aprazível sabor que ela sente em preparar a própria comida.

Azeites aromatizados - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Em ação: preparo de azeites aromatizados com pimentas
Imagem: Arquivo pessoal

Entre o "sorvete mais fácil, barato e saudável do mundo" e o "nhoque de ricota com molho pedaçudo de tomate", existem diversas reflexões e declarações afetivas do quanto a comida tempera sua vida:

Saber cozinhar te faz amar as coisas mais simples. A comida perpetua tradições, acalenta corações"

Carolina Dini - Divulgação - Divulgação
Carolina trocou a advocacia pela cozinha
Imagem: Divulgação
Chef autodidata, abandonou a advocacia e passou a testar receitas, experimentar temperos e entender que a culinária também pode ser uma forma de fazer o que ela define como micropolítica. "É a defesa de uma cozinha mais caseira, saudável e livre do fetiche da indústria, aquela cultura que incentiva o consumo de produtos industrializados e deixa o cérebro viciado".

Seguindo essa tendência, tornou-se vegetariana, largou os supermercados e embalados e virou fã de feira e sacolão. Criou dois cursos para compartilhar suas impressões e, principalmente, aproximar as pessoas da comida. Um deles acontece dentro de uma horta urbana, entre produtos orgânicos e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Outro é sobre usar a intuição na cozinha.

Manteiga aromatizada - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Manteiga de zeite aromatizada: receita de sucesso do blog @cebolanamanteiga
Imagem: Arquivo pessoal

Carolina sente que está no caminho certo quando recebe relatos de que as pessoas estão mudando o olhar para o alimento. "É o caso de uma moça que tinha feito a cirurgia bariátrica e estava super mal, não cozinhava nada e seguia dietas prontas", conta. "Depois de fazer os cursos, ela passou a preparar o próprio alimento e recuperou a autoestima".

A alimentação é um componente essencial para a saúde física e mental. Ela mexe com todos os sentidos e até aumenta a sensação de felicidade"

A RECEITA DO @CEBOLANAMANTEIGA PARA O UOL

Poke, sunomono e chucrute

Poke, sunomomo e chucrute - Arquivo pessoal  - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
"O poke que proponho para vocês leva chucrute, uma conserva de repolho fermentado típica da culinária alemã. Sua base é o repolho cortado em finas tiras. Além disso, tem sunomono, uma conserva feita com pepino, vinagre de arroz, açúcar e gergelim. Completam o prato cogumelos caramelados, cubos de manga e gergelim negro e branco. Todos os ingredientes interagem bem, causando contrastes que combinam em uma mesma cumbuca."

Confira a receita do Poke, sunomomo e chucrute