Topo

Hambúrguer, acarajé e lasanha: a origem de receitas populares mundo afora

Lasanha  - Getty Images
Lasanha Imagem: Getty Images

Do UOL

14/11/2019 13h49

Você pensa de onde vêm os pratos que ama? Tem aquelas comidas que encontramos em vários cantos do mundo, como a batata frita, e não imaginamos quem teve a ideia de criá-la.

Pois bem, reunimos aqui breves histórias curiosas sobre onde receitas tradicionais nasceram:

Fish and Chips

Fish & Chips - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O prato mais popular da Inglaterra, que mistura batatas e feixe fritos, não tem origem na terra da rainha. Na verdade, a receita chegou ao Reino Unido via imigrantes judeus portugueses.

Segundo o jornal Times de Israel, judeus portugueses que fugiram da Inquisição no século 16 comiam a iguaria porque o peixe se encaixa nas diretrizes religiosas daqueles que seguem uma dieta kosher.

Quando se estabeleceram nas ilhas britânicas, continuaram com a tradição e começaram a comercializar o prato na rua.

Lasanha

Lasanha - iStock - iStock
Imagem: iStock

O primeiro país que vem à cabeça quando se pensa nesse prato é a Itália, certo? Sim, essa nação popularizou a receita. Porém, no livro "Fôrma de Cury", escrito pelo cozinheiro mestre do rei Ricardo 2º da Inglaterra, no século 14, já constava uma receita bem semelhante à atual, que consiste na sobreposição de ingredientes entre as folhas de massa.

Acarajé

Acarajé - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

É difícil desassociar o bolinho mais famoso da culinária baiana de uma receita genuinamente brasileira - tanto que o acarajé foi tombado como patrimônio histórico nacional. Mas sua origem está bem distante do Mercado Modelo.

Conhecida por ser feita com feijão-fradinho e frito em azeite de dendê, a receita deriva do àkarà, da África Ocidental. A iguaria surgiu a partir do falafel, bolinho de grão-de-bico levado ao continente pelos árabes a partir do século 7.

Hambúrguer

Hambúrguer  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Popularmente conhecido no Brasil e com cada vez mais opções e variedades, essa receita tem origem na Mongólia.

Nos anos 1200, uma cavalaria comandada pelo então imperador Gengis Khan, precisava se alimentar enquanto andavam a cavalo.

O comandante então teve a ideia de picar carne de cordeiro crua, assim podiam comer com uma mão enquanto usavam a outra para guiar o animal.

Café

Tradicional café etíope  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Melhor amigo de muitas pessoas pela manhã, o café tem origem africana, mais especificamente da Etiópia.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café, um pastor começou a perceber que suas cabras ficavam agitadas quando comiam os frutos abundantes dos campos.

Foi então que teve origem a exploração de diferentes possibilidades de consumo do café.