Topo

Taco é símbolo mexicano com receitas perfeitas para todos os paladares

Unsplash
Imagem: Unsplash

Juliana Simon

Do UOL

13/10/2019 04h00

Na loucura do dia a dia, ninguém tem muito tempo para elaborar pratos ou fazer uma refeição mais demorada. Diante disso, nada melhor que um lanchinho saboroso e fácil de fazer e de comer sem muito preparo. E foi assim que o taco, um clássico do México, ganhou os brasileiros.

O mexicano Hugo Delgado, criador e organizador da Taco Tuesday Brasil, conta que tem visto não só o sucesso, como bastante variedades de taco sendo feitas aqui no Brasil. E não há pecado nenhum nas inovações tanto nos famosos "tex-mex" quanto em restaurantes que adotaram a receita ainda que nem sejam especializados na gastronomia mexicana.

"Não existe uma única receita de taco. Todos são receitas tradicionais de diferentes locais, como do norte do México, da Costa do México, da Costa do Atlântico", lembra.

E não existe "hora certa" para experimentar a iguaria: há receitas para o café da manhã, madrugada ou até para pré-balada.

Não é um prato, é uma maneira de comer

Segundo Hugo, a principal diferença entre mexicanos e brasileiros com o taco é na maneira de comer. "No Brasil, algumas pessoas querem comer com talheres e acredito que todos temos a liberdade de escolha. Porém nós, mexicanos, preferimos comer os tacos com as mãos, pois ele tem uma estrutura mais adequada para isso, além do prazer de comer desta forma".

Acerte no taco

Se a ideia é fazer sua receita em casa, Hugo entrega duas dicas simples para o "taco perfeito":

- Cuidar do ponto das tortilhas: caso deixe muito tempo, a tortilha pode ficar quebradiça;

- Todo o recheio deve estar pronto. Assim que esquentar a tortilha, ele já deve ser adicionado e servido.

Receitas

Taco de atum, guacamole, salsa de tomate picante, e repolho grelhado

Taco de atum, guacamole, salsa de tomate picante, e repolho grelhado - Leo Martins - Leo Martins
Imagem: Leo Martins

Receita do Barú Marisquería

Rendimento: seis porções

Ingredientes:

- 6 tortilhas de trigo de 15 cm

Atum marinado

- 500g de atum limpo

- 1 latinha de cerveja

- 50g cebolinha fresca

- 2 dentes de alho

- 2 folhas de boldo

- sal e pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo:

No liquidificador, bater a cebolinha e alho com a cerveja. Em uma tigela funda, colocar o líquido obtido, o boldo picado grosseiramente, o atum cortado em cubos grandes. Ajustar sal e pimenta.

Salsa de tomate picante

- 3 tomates maduros

- pimenta habanero em pó (ou uma de sua preferência)

- 1 cebola

- 30ml de vinagre de vinho branco

- sal a gosto

Modo de preparo:

Grelhar os tomates e a cebola na churrasqueira, caso não tenha uma, queimar diretamente na chama e finalizar de cozinhar no forno. Picar os tomates tostados, a cebola e temperar com o vinagre, sal e pimenta habanero.

Guacamole

- 2 avocados maduros

- 40g de cebola roxa

- 15g de pimenta dedo de moça

- 2 limões tahiti

- 20g de coentro

- sal a gosto

Modo de preparo:

Remover a polpa dos avocados e amassar com um garfo. Acrescentar imediatamente o suco dos limões para não escurecer. Temperar com a cebola roxa, pimenta dedo de moça e coentro (tudo finamente picado). Ajustar o sal.

Repolho grelhado

- 1 repolho branco pequeno

- azeite

- sal

Modo de preparo:

Tirar as folhas do repolho o mais inteiro possível. Passar rapidamente por água fervente com sal só para amolecer. Em uma frigideira com um pouco de azeite grelhar as folhas e depois e picar em tiras grossas.

Montagem:

Grelhar os atuns marinados em frigideira bem quente com azeite.

Apenas quando todas as etapas do recheio estiverem prontas, aquecer uma frigideira sem óleo e passar as tortilhas dos dois lados sem ressecar demais.

Nas tortilhas, passar primeiro o guacamole, colocar por cima o repolho grelhado, a salsa de tomate picante e o atum grelhado. Finalizar com folhas inteiras de coentro e servir com limão a francesa.

Tacos de carnitas

Receita do restaurante LUPE

Rende 10 porções

Ingredientes:

- 20 Tortillas de milho

- 20 colheres de sopa de pasta de avocado

- 1500g de carnitas

- 20 colheres de salsa verde

- Broto de coentro ou folhas de coentro para decorar

- Limão para servir a parte

Aqueça as tortillas, coloque a pasta de avocado por baixo, o carnitas (já frito) e a salsa verde por cima. Decore com folhas de coentro e sirva com um limão cortadinho.

Carnitas

Ingredientes:

- 1,5 Kg de copa lombo

- 2kg de banha de porco

- 1 unidade de laranja (separados em casca e suco)

- 3 dentes de alho

- 1 folha de Louro

- 3 raminhos pequenos de louro

- 100 ml de refrigerante de cola

- ½ lata de leite evaporado

- Sal a gosto

Corte a copa lombro em pedaços grandes, em cubos com cerca de 15cm cada. Salgue e, se possível deixe na geladeira por 12h, de um dia para o outro. Separe a casca da laranja em uma fita só (mais fácil de separar depois) e o seu suco em um copo. Reserve. Em uma panela alta, coloque a banha de porco e aqueça. Se tiver um termômetro, espere chegar até 160°C. Se não, pegue um pedacinho de carne e vá fazendo testes com a temperatura. Se você colocar a carne e ela começar a fritar, já está quente o bastante. Coloque toda a carne com cuidado e encaixe para que todos os pedaços fiquem submersos na banha. Abaixe o fogo para o mínimo e espere 40 minutos. O processo inicia com a carne fritando e, conforme a temperatura cai, ela começará a cozinhar.

Agora vem a parte curiosa da receita. Adicionaremos o alho, louro, tomilho, zest e suco da laranja e o leite evaporado. É muito importante que seja usado a banha de porco. Essa receita jamais pode ser feita com óleo vegetal pois, ao colocar o suco em óleo quente, o óleo respinga e o cozinheiro corre sérios riscos de se queimar. Mantenha o fogo baixo e cozinhe por mais 30 minutos.

Depois adicione 100 ml de refrigerante de cola e cozinhe por mais 40 minutos a 1h, até que a carne fique macia a ponto de desmanchar.

Depois de pronta desfie com um garfo, coloque um pouco de banha da panela em uma frigideira e frite a carne desfiada, sem mexer. A ideia é que ela fique dourada e crocante de um lado e suculenta por cima.