Topo

Proibição do foie gras em NY é apoiada por 81% da população, diz pesquisa

Foie gras - iStock
Foie gras Imagem: iStock

do UOL

11/10/2019 11h06

Uma pesquisa revelou que os nova-iorquinos não estão confortáveis com o comércio de foie gras. Segundo dados da pesquisa realizada pela Mason-Dixon Polling & Research, 81% da população apoia a proibição total do alimento, cogitada pela Câmara Municipal da cidade em agosto e alvo de polêmica entre consumidores e produtores.

A iguaria típica francesa é feita do fígado de patos ou gansos que foram forçados a comer exaustivamente, deixando o órgão dilatado e superdesenvolvido.

Mais de 50 instituições - incluindo a The Humane Society of New York, Animal Equality, The Humane Society Veterinary Medical Association e membros do Conselho da Cidade de Nova York - apoiaram a pesquisa com o objetivo de formar uma coalizão e vetar a venda de foie gras.

Com o apoio da vereadora de Nova York Carlina Rivera, eles pedem "padrões humanos, protegendo animais que sofrem como resultado da indústria desumana de foie gras".

O alimento já está proibido na Califórnia e em parte da Áustria, Finlândia, Dinamarca, Itália, Alemanha, Luxemburgo, República Tcheca, Noruega, Polônia, Turquia e Reino Unido.