Topo

20 segredos de cozinha que você não vai encontrar em nenhuma receita

Chefs contam 20 dicas práticas para diferentes momentos do estar na cozinha - iStock
Chefs contam 20 dicas práticas para diferentes momentos do estar na cozinha Imagem: iStock

Juliana Bianchi

Colaboração para o UOL

09/09/2019 04h00

Para quem está começando na cozinha e não conta com a ajuda de uma cozinheira de mão cheia por perto, muitos processos, ingredientes e detalhes no dia a dia podem parecer mistérios bem guardados, que nenhum livro ou receita traz.

Para ajudar a desvendar esses segredos e tornar o ato de cozinhar uma tarefa muito mais agradável e fluída, conversamos com alguns chefs para reunir 20 dicas práticas para diferentes momentos do estar na cozinha.

1- Sempre descasque o chuchu debaixo d'água para que a goma que se desprende durante o ato não cole na sua mão.

2- Para não errar na compra do avocado, prefira aqueles cujo cabinho estiver levemente marrom. Na hora de abrir, corte a casca em sentido longitudinal e abra girando as partes e direções opostas. Tire o caroço sem machucar a polpa fincando a faca bem ao centro. Ele deve sair preso à lâmina.

3- Sobraram verduras e ervas? Faça pesto batendo-as com azeite, alho, sal e castanhas e guarde na geladeira em potes pequenos para usar depois como base de molho para salada, patê ou molho de macarrão.

azeite - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

4. Coloque dentes inteiros de alho dentro dos potes herméticos onde você armazena os grãos. O alho tem propriedades que afastam bichos e micro-organismos e preserva os grãos por muito mais tempo.

5. Aproveite o bagaço de legumes e frutas que sobraram do suco verde para fazer biscoitinhos saudáveis. Junte essa massa com um pouco de óleo (de coco, gergelim ou azeite), sementes, castanhas até formar uma pasta. Abra bem fininho em uma superfície que não grude (silicone ou pedra) e leve ao forno baixo até ficar crocante. Ou então misture ao arroz ou à omelete para ter uma refeição com mais fibras.

6- Nunca bata bolo com ingredientes recém-tirados da geladeira. A diferença de temperatura é o primeiro passo para ele solar no forno.

7- Vai cozinhar a lata de leite condensado na panela de pressão de inox par fazer doce de leite? Não se esqueça de colocar uma tira de limão junto da água para evitar que as laterais fiquem manchadas.

macarrão - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

8- Quer um spaghetti mais suculento? Termine o cozimento direto no molho e ainda complete o volume com um pouco da água do cozimento. O líquido cheio de amido ajudará a deixar a mistura mais encorpada.

9- Sempre que usar limões e laranjas tire a casca e guarde para secar ao sol ou no forno. Com elas você pode fazer infusões, incrementar drinques, usar em aromatizadores caseiros.

10- Armazene azeitonas na geladeira sempre cobertas com água filtrada, um pouco de sal e azeite. Assim elas duram muito mais tempo, sem perder o sabor.

11- Depois de retirar as sementes da fava de baunilha para usar nas receitas, guarde-a no açucareiro para ter um açúcar aromatizado. Isso fará toda diferença em outros preparos.

12- Antes de cortar o limão, faça uma massagem leve pressionando-o contra a bancada. Isso ajudará a soltar mais suco.

limão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

13- Se a ganache começar a se separar na panela, coloque um pouquinho mais de leite na receita e mexa com cuidado até ela ficar uniforme.

14- Para enrolar o brigadeiro sem grudar na mão, espere-o descansar por 12 horas.

15- Para o gnocchi ficar mais gostoso, asse as batatas sobre uma cama de sal grosso em forno a 180°C ao invés de cozinhá-las na água quente. Assim elas ganham mais sabor e ficam mais sequinhas pra se trabalhar.

16- Sempre coloque 1 litro de água para ferver para cada 100 g de massa. Proporção certa é o segredo para cozinhar sem grudar.

17- Quando for fazer macarronada, garanta o preparo do molho antes de cozinhar a massa para não perder o ponto.

alho - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

18- Se precisar descascar alho em grande quantidade, antes deixe os dentes mergulhados na água de um dia para o outro. As cascas soltarão com muito mais facilidade.

19- Quer amenizar o ardor das cebolas cruas para colocar na salda? Mergulhe as rodelas em água morna por alguns minutos antes de servir. Só não deixe muito tempo para não cozinhá-las e perder a crocância.

20- Sobrou chocolate? Embrulhe-o com filme plástico retirando todo o ar e guarde em lugar seco e fresco. Nunca na geladeira. Isso altera o sabor e a textura.

Agradecimentos aos chefs Felipe Rodrigues, do restaurante Tangará, Jean-Georges, Lis Cereja, da Enoteca Saint VinSaint, Nathalia Gonçalves, chef confeiteira do Charco, e Silvia Percussi, da Vinheria Percussi.