Topo

As sete melhores pizzarias do Rio de Janeiro, segundo site internacional

Pizza da Mamma Jamma - Reprodução
Pizza da Mamma Jamma Imagem: Reprodução

do UOL

06/09/2019 14h57

A pizza é uma das grandes paixões que estão no paladar do brasileiro: cheias de queijo, com opções saborosas de carnes, com ingredientes mais lights, vegeterianas, veganas, sem glúten. As opções se adaptam a diversos tipos de gostos e bolsos.

Com diversas opções no Rio de Janeiro, o site internacional Big 7 Travel listou as 7 melhores pizzarias que servem a delícia:

Mamma Jamma

Em 2009, a primeira pizzaria da Mamma Jamma foi inaugurada no Jardim Botânico. Nos anos seguintes, a pizzaria virou uma rede com outras 6 casas pela cidade: Casa Shopping, Recreio Shopping, Casa & Gourmet, Shopping Barra, Shopping Tijuca e Niterói.

Eles têm vinhos de marca própria e cartas de drinques elaboradas por mixologista. Um dos carros-chefes em termos é a pizza que leva o nome da casa (com mussarela de cura especial, linguiça calabresa artesanal apimentada, molho de tomate natural, orégano chileno e gratinado de queijo parmesão).

O Forno Rio

A pizzaria foi a primeira a trabalhar com forno a lenha no Rio de Janeiro. Atualmente, eles têm três unidades pela cidade: em Botafogo, Ipanema e Vila Isabel.

Estão garantidos 65 tipos diferentes de pizzas no cardápio, com 4 tamanhos e 3 espessuras de massa diferentes. Nesta semana, a salgada mais vendida da casa é a calabresa, e a doce é a de Nutella.

Ella Pizzaria

Localizada no Jardim Botânico, a casa com inspiração nas pizzarias napolitanas é do ator global Marcelo Novaes em parceria com outros sócios.

Um dos ideias do lugar é fazer as pessoas se deleitarem em comer as bordas das pizzas, garantindo o saboreio de uma parte, dispensada por muitos, ficar especial: na Ella, as massas são feitas em um processo de maturação de 108 horas.

Além dos sabores clássicos, há criações especiais na Ella Pizzaria como, por exemplo, a pizza Embutido (pesto de pancs, linguiça artesanal, fiore de latte, mini tomates doces e picles de funcho).

Bráz Pizzaria

A casa tem 20 anos de história com pizzarias em São Paulo além de duas unidades cariocas localizadas no Jardim Botânico e na Barra da Tijuca.

Ela foi eleita entre as 10 melhores pizzarias do mundo em um ranking feito pelos jornais The Guardian e Corriere della Sera.

Com alguns dos ingredientes importados da Itália, a pizzaria tem vinho e azeite de marca própria.

La Figa Pizzeria & Piadineria

A casa, localizada a poucos metros da praia de Copacabana, tem as pizzas preparadas diretamente pelas mãos do proprietário italiano.

O dono do estabelecimento, de Pesaro, na Itália, veio ao Brasil depois de ficar desempregado em Riccione. Ele a mulher comandam a pizzaria, que também servem piadinas.

Ferro e Farinha

A pizzaria fica no bairro do Catete e é comandada pelo novaiorquino Sei Shiroma, filhos de japoneses e chineses. Ele veio ao Brasil há cerca de 7 anos e vendia pizza em um forno acoplado a um automóvel e vendia por bairros no Rio de Janeiro.

O local oferece apenas 7 tipos de sabores de pizzas - Margherita, Lucky Star (com cogumelos fritos e crus), Adobo Verde (com grada padano e couve marinada em shoyu e gengibre) com direito a drinks para acompanhar.

Domenica Pizzaria Artesanal

O tradicional cardápio da Domenica Pizzaria Artesanal está dividido em três: Pizzas Prima Generazione ("de Nápolis, onde tudo começou"), Pizzas Seconda Gerazione ("Itália, especialidades regionais"), Terza Generazione ("Domenica, criações e releituras").

Há duas unidades da pizzaria no Rio de Janeiro: uma na Tijuca e outra em Botafogo.