Topo

Como garantir que o bolo não sole e saia sempre fofinho

Juliana Bianchi

Colaboração para o UOL

01/09/2019 04h00

O principal medo de quem não está acostumado a fazer bolo é de que ele murche ou fique solado ainda durante o cozimento. Afinal, bolo bom mesmo é aquele que cresce bonito no forno e fica fofinho na hora de cortar.

O método é simples, mas alguns truques e pequenos detalhes podem fazer toda diferença para se obter o resultado desejado. Conversamos com Roberta Julião, da doceria Da Feira ao Baile, e Helena Mil Homens, da padaria St. Chico, ambas experts no assunto, para pegar todas as dicas para o seu bolo nunca mais desapontar.

Bolo da St Chico - Divulgação / Wellington Nemeth - Divulgação / Wellington Nemeth
Imagem: Divulgação / Wellington Nemeth

- Garanta que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Incluindo leite e ovos, que devem ser retirados da geladeira com antecedência.

- Antes de começar a separar os ingredientes, acenda o forno. Ele precisa estar na temperatura ideal por alguns minutos antes de seu bolo entrar.

- Respeite a receita. Alterá-la pode desequilibrar facilmente, o que refletirá na hora de assar.

- De preferência, incorpore a farinha na mão, batendo pouco, para que a massa não se torne elástica. Se for usar a batedeira, coloque na velocidade mais baixa e só pelo tempo suficiente para incorporar.

- Não adicione os ingredientes líquidos de uma só vez à massa. Vá intercalando com os secos aos poucos, para ajudar a incorporar melhor.

- O fermento deve ser o último item a entrar na massa. Caso contrário, ele começará a agir antes do tempo correto de cozimento.

- Respeite a quantidade de massa na forma. O ideal é ficar próximo dos 3/4 da capacidade. Deixe espaço para o bolo crescer.

- Centralize bem a fôrma no forno para ter uma distribuição igual de calor

- Uma vez colocada a fôrma no calor, jamais abra o forno antes dos primeiros 20 minutos. É derrota na certa.

- Deixe que o bolo asse por completo. Bolos médios e grandes ficam prontos normalmente em 35-45 minutos no forno médio (160-170 graus). É bom esperar esse tempo mínimo de 35 minutos para ver se já assou. Ele costuma descolar das paredes da forma natural. Mas sempre é possível fazer o teste do palito. Se ele sair limpinho após ser espetado na massa, pode retirar o bolo.

Veja algumas receitas para colocar as dicas em prática.

Bolo de chocolate

Bolo de chocolate - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

A calda cremosa dará o toque final perfeito para você ganhar mil elogios com esse bolo de chocolate.

Bolo de nada

Bolo de nada - Lucas Terribili/Divulgação - Lucas Terribili/Divulgação
Imagem: Lucas Terribili/Divulgação

Esse bolo de nada é tudo de bom. Capriche na fôrma e siga a receita à risca para fazer um bolo lindo e delicioso sem erros.

Bolo mármore

Bolo mármore - Leonardo Soares/UOL - Leonardo Soares/UOL
Bolo mármore
Imagem: Leonardo Soares/UOL

O segredo para o bolo mármore é separar a massa em duas partes e adicionar chocolate em uma delas antes de juntá-las novamente na fôrma.

Bolo de fubá com goiabada

bolo de fubá com goiabada - Gladstone Campos/Divulgação - Gladstone Campos/Divulgação
Imagem: Gladstone Campos/Divulgação

Empane os cubinhos de goiabada com farinha de trigo antes de adicioná-los à massa do bolo de fubá.