Topo

Revistas norte-americanas elegem os melhores restaurantes da Europa; veja

A pesquisa traz experiências gastronômicas que expressam a cultura de cada região - Instagram/saturneparis
A pesquisa traz experiências gastronômicas que expressam a cultura de cada região Imagem: Instagram/saturneparis

Do UOL, em São Paulo

21/08/2019 08h47

Pela primeira vez, as revistas norte-americanas Travel + Leisure e Food & Wine formaram uma parceria para descobrir os melhores restaurantes do mundo. O objetivo é passar ao leitor experiências gastronômicas que expressam a cultura de cada país, cidade ou região.

A lista foi curada pela escritora vencedora do prêmio James Beard, Besha Rodell, que tem escrito sobre comida e cultura há quase duas décadas, em várias cidades e em dois continentes. Ao longo de quatro meses, ela visitou 81 restaurantes em 24 países e em seis continentes, ficou em 37 hotéis, passou 279 horas no ar e viajou mais de 160 mil quilômetros para chegar à lista de 30 restaurantes.

Nesta lista, destacamos os vencedores europeus, que vão de Montegrosso, na Itália, até Kobarid, na Eslovênia:

Antichi Sapori, Montegrosso, Itália

Situado entre os infinitos olivais de Puglia, o Antichi Sapori é a paixão do chef Pietro Zito. O objetivo de Zito é manter vivas as tradições culinárias históricas da região. Tudo sobre este lugar é uma personificação da palavra rústico, da sala de jantar de azulejos e mesas de madeira até sua cozinha saudável.

Embora haja um menu à la carte, o menu fixo custa cerca de US$ 45 (aproximadamente R$ 181, em valores convertidos em 20/08/2019) e é uma quantidade descomunal de comida. Você pode começar com uma tigela de favas frescas cobertas com queijo afiado, um punhado de antepastos, torradas com purê de ervas selvagens, corações de alcachofra assados e muito mais.

Em seguida, vêm as duas porções de massa - que você escolhe na lista de massas - antes de passar para o prato principal: salsicha grelhada, carne de vaca, porco ou às vezes burro.

Sorbillo, Nápoles, Itália

Descrivi questa foto con una sola parola #Pizza #Sorbillo ?

Uma publicação compartilhada por GINO SORBILLO ®? (@sorbillo) em

A pizza é sem dúvida a comida mais famosa de Nápoles. O restaurante Sorbillo abre ao meio-dia, mas se você quiser garantir um lugar, é importante chegar um pouco antes da abertura.

A sala de jantar tem dois andares e garçons correndo de um lado para o outro carregando comida. Os lugares do andar de baixo oferecem vista para as cozinhas, onde os pizzaiolos suam em frente aos fornos gigantes.

Não há cardápio em inglês, mas se você não fala italiano, vai adivinhar e apontar. O pedido mais famoso é a pizza de marguerita com mussarela de búfala. A Sorbillo também tem sede em Nova York.

Ganbara, San Sebastián, Espanha

É difícil errar ao escolher um bar que serve tapas nas ruas estreitas do centro histórico de San Sebastián. E a maior e mais feliz multidão costuma estar do lado de fora do restaurante Ganbara.

Percorra a multidão, caminhe até o balcão e maravilhe-se em pilhas de legumes e cogumelos locais, travessas de deliciosas tortinhas de caranguejo, sanduíches em miniatura recheados com rosón ibérico. A especialidade da casa é cogumelos selvagens, refogados com alho e servidos com gema de ovo. Os cogumelos são carnudos e perfeitamente salgados, a gema de ovo rica e sedosa.

O que torna o Ganbara um dos melhores restaurantes do mundo é sua encantadora sala de jantar no porão, onde você pode ter uma refeição completa.

Hisa Franko, Kobarid, Eslovênia

Did someone say cheese? Photo by @streetchatella.

Uma publicação compartilhada por Hi?a Franko (@hisafranko) em

Em um cenário deslumbrante, uma equipe de convívio te recebe no restaurante Hisa Franko, que fica em um edifício do século XIX (que também serve como pousada e casa do chef e sua família), oferecendo, se a sua mesa ainda não estiver pronta, um copo de espumante esloveno e batata frita.

Depois de sentado, uma série petiscos são servidos: uma pequena salada de erva-de-passarinho e ervilhas verdes sobre um biscoito verde, um taco feito de couve, com flores de sabugueiro e missô de avelã, um donut salgado quente com um recheio de cérebro de cordeiro cheios de sabor.

O programa de bebidas do restaurante é um ponto forte, e a opção de combinação de vinhos lhe dará uma emocionante introdução às maravilhas dos vinhos da Eslovênia e do norte da Itália, desde pequenos produtores até grandes nomes.

O prato principal é uma lula deliciosa servida com pão frito mergulhado em um creme de espargos.

Noma, Copenhague, Dinamarca

Uma refeição no Noma começa com uma bebida em uma das muitas estufas situadas entre jardins com vista para a água. Você caminha ao longo da orla em direção a uma fogueira e depois entra no longo prédio principal, antigamente um depósito militar. Toda atividade na cozinha é interrompida enquanto você faz o caminho até a mesa (cada cozinheiro e garçom se vira para recebê-lo).

Múltiplos tipos de moluscos vêm dispostos em suas conchas. O alimento mais famoso no restaurante é o camarão, onde exploram seu potencial com muita criatividade.

Saturne, Paris, França

O restaurante Saturne não aderiu muito à moda nem à tradição francesa. O cardápio é sazonal e começa com uma ostra crua escondendo-se sob uma espuma de musse de agrião, aspargos envoltos em folhas de alho e uma pequena torta segurando favas com um creme especial.

Um peixe cru é servido em uma piscina com aspargos frescos e um pouco de azeite de pimenta verde, guarnecido com aspargos brancos em conserva e flores de rabanete. Além disso, o restaurante oferece um bacalhau cozido colocado sob um monte de ervilhas frescas e polpa de limão.

St. John, Londres, Inglaterra

Neste restaurante você não encontra flores nas mesas (abrigadas no que antes era um fumódromo). A equipe é cortês sem qualquer pompa desnecessária. Em outras palavras, não há nada para distraí-lo da tarefa em mãos, que é comer e comer muito bem.

O prato mais famoso do St. John é o "Marrow", que são quatro enormes cilindros de osso com tutano, servidos com torradas e uma salada de salsinha assada. A iguaria é única porque encapsula tudo sobre o lugar: a intensidade de sua dedicação à simplicidade, carne e qualidade.