Topo

Receitas


Saiba a diferença entre tangerina, mexerica e bergamota e aproveite a safra

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

14/07/2019 04h00

Ela é fácil de descascar, rende um suco ótimo e fica bem em doces e até em pratos salgados. E atende por vários nomes Brasil afora: mexerica, laranja-cravo, bergamota, poncã (ou ponkan)... Afinal, é tudo a mesma fruta ou não?

A resposta: elas são todas parentes. Poncãs e mexericas são duas variedades da tangerina, planta originária da Ásia e que chegou no Brasil no fim do século 19. A mexerica atende por vários nomes: bergamota (ou vergamota) no Rio Grande do Sul, mimosa para os curitibanos e tanja para o pessoal do Piauí e Maranhão.

As diferenças estão no tamanho, na casca (mais ou menos difícil de descascar) e na quantidade de suco que cada uma produz. Enquanto, por exemplo, as mexericas são menores e mais alaranjadas, as poncãs são mais pesadas, de casca mais grossa e perfume mais doce.

Seja poncã ou mexerica, na hora de comprar, é preciso ficar atento nos detalhes. A casca deve estar brilhante e dura, sem áreas moles ou perdendo líquido. Se ainda estiverem com folhas, dê uma checada: o talo deve estar verde e com cheiro de ervas.

Para guardar, vale colocar em local bem ventilado ou na gaveta de frutas da geladeira, para que elas não mofem. Só não vale comer no transporte público ou em ambiente fechado: ela não é uma fruta das mais discretas no que diz respeito ao aroma.

Mexerica

Getty Images
Imagem: Getty Images

São produzidas principalmente em Minas Gerais. De casca lisa, mais alaranjada e mais colada aos gomos, tem aroma forte. Seu óleo é muito usado na indústria de cosméticos. É mais ácida do que a poncã, mas tem um sabor mais neutro.

Poncã

Divulgação
Imagem: Divulgação

É a mais conhecida, de casca esverdeada fácil de tirar. A produção é concentrada em São Paulo e Minas Gerais. Os gomos se separam com facilidade e tem muita fibra. Para ver se a fruta está boa, verifique o "bico" no topo - quanto mais firme, melhor a qualidade.

Murcott

Getty Images
Imagem: Getty Images

Também chamada de murcote ou morgote, ela é resultado do cruzamento da poncã com a laranja pera. Muito doce, é a melhor para fazer sucos e têm uma cor bem forte. Evite as que são completamente verdes - prefira as alaranjadas ou meio amarelas, sempre com o topo achatado.

Veja receitas

Lombo assado

Divulgação
Imagem: Divulgação

Tangerina também fica boa em pratos salgados. Este lombo assado com molho da fruta ácida que o diga.

Sobrecoxa com tangerina

Leonardo Soares/UOL
Imagem: Leonardo Soares/UOL


A tangerina também chega para turbinar esta sobrecoxa de frango com tangerina, que ganha ainda mais sabor e umidade.

Chutney de tangerina

Leonardo Soares/UOL
Imagem: Leonardo Soares/UOL

Esse chutney de tangerina superaromático fica delicioso para ser servido com queijo brie e torradinhas.

Bolo de tangerina

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Dê um toque mais adulto para o famoso bolo de tangerina com a calda de cachaça.

Ponche

leonardo Soares/UOL
Imagem: leonardo Soares/UOL

Vai um ponche diferente? A receita aqui leva espumante, rum e suco de tangerina.

Mais Receitas