Topo

Saiba com quais vinhos harmonizar a ceia de Natal

Getty Images
Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL

21/12/2017 04h00

O menu de Natal costuma ser bem óbvio e arraigado nas tradições, mas e a carta de vinhos da ceia, você já pensou em montar? Com a ajuda da sommelière  Lerizandra Salvador, do restaurante paulistano Vicolo Nostro, temos algumas opções de harmonização que vão garantir uma ceia ainda mais saborosa.

Peru Assado

O rei da festa, não importa o tipo de preparo, vai precisar de bebida à altura. Para quem prefere um vinho tinto, Lerizandra sugere rótulo com poucos taninos, como um Pinot Noir mais encorpado da Borgonha ou da região de Central Otago, na Nova Zelândia. Outras opções que também fazem bonito são vinhos à base de Merlot ou Malbec do Novo Mundo, mais frutados e sem madeira.

Já quem prefere vinhos brancos pode mirar em um Chardonnay com pouca madeira –um leve toque de carvalho no vinho dará notas de especiarias no prato, e o amanteigado no vinho ajudará com a carne do peru, que às vezes pode ser seca.

Veja também:

Tender com arroz e passas

Este é um prato que combina bem com vinhos mais frutados e levemente doces – as opções da sommelière são os vinhos da Puglia na Itália, assim como bebidas com as uvas Primitivo, Malvasia Nera ou Nero di Tróia. Outra opção é um Zinfandel Californiano sem madeira.

Bacalhoada

Receita que costuma aparecer no menu natalino de muita gente, a bacalhoada demanda uma bebida de respeito para não sumir com o “peso” do prato. Lerizandra sugere um champanhe – ou um bom espumante brasileiro com 18 a 24 meses em sur lie (que amadurecem em contato com as células mortas de leveduras após a fermentação para reforçar seus sabores). Outra opção são os vinhos brancos portugueses do Alentejo mais encorpados, como os da casta Antão Vaz.

Panetone

O Natal não é a mesma coisa sem ele. Para a hora da sobremesa, a sugestão é de vinhos feitos com a uva Moscatel – a sugestão específica da sommelière é o Moscatel de Setúbal com suas notas de frutas secas que vão harmonizar com as frutas do panetone. Outras opções são os Passitos italianos, que combinam bem com o doce. Para os fãs de chocotone, não tem erro: vinho do Porto é a indicação perfeita.