PUBLICIDADE

Topo

Receitas


Seis segredos para fazer um bolo de cenoura perfeito

Divulgação
Imagem: Divulgação

Anna Fagundes

Do UOL

08/09/2017 04h00

Seja no formato tradicional, seja no módulo vulcão ou avalanche (com muito recheio que se espalha quando você corta), não há como negar: bolo de cenoura é uma delícia. E também é uma receita que às vezes dá problema para preparar: ou a massa fica muito pesada ou o bolo não cresce direito.

Para resolver a questão de uma vez por todas, fomos atrás das dicas para preparar o bolo de cenoura mais do que perfeito com Cecília Victório, da rede de franchising Bolos da Cecília, e de Fabiano Duarte, chef confeiteiro da padaria paulistana Villa Grano

1 - As cenouras precisam ser bem moídas mesmo

Um dos motivos do bolo de cenoura às vezes ficar solado na forma? Ironicamente, são as próprias cenouras. Por serem um ingrediente com muita fibra em sua composição, é preciso processá-lo muito bem - por isso, em geral, usa-se o liquidificador para fazer o doce. Bata por pelo menos cinco minutos a cenoura com as gemas e o açúcar para garantir uma massa bem lisa. Outra opção é cozinhar as cenouras antes de preparar a receita, pelo mesmo motivo.

2 - O problema não está no liquidificador (nem na batedeira)

Há quem acredite que a massa vai ficar mais ou menos pesada se a pessoa bater o bolo no liquidificador - ou então que o problema está em usar a batedeira. "Tudo vai depender da receita que você for seguir", explica Cecília. "Geralmente as receitas com óleo são feitas no liquidificador, pois suas hastes e potência fazem com que as moléculas do óleo se aglutinem com as moléculas dos outros ingredientes criando caminhos para que o ar seja incorporado e dê leveza a massa".

3 - Seja cuidadoso ao misturar a massa

Delicadeza é a palavra-chave para garantir a maciez do bolo de cenoura? Na hora de incorporar a farinha de trigo e o fermento à massa de cenoura, mexa tudo delicadamente, de preferência com uma espátula ao invés de usar a batedeira. "Se começar a bater a mais, a massa perde a consistência e todo o ar que ela incorporou e que iria agir na leveza se perde, dando vazão para um bolo solado, com massa pesada", diz Fabiano.

4 - Qual óleo usar? Cuidado na hora de escolher

Cecília recomenda óleo de canola ou de milho. Na Villa Grano, Fabiano usa uma "mescla de margarina e óleo de soja, para atingir uma consistência mais leve e mais fofa", mas recomenda também óleo de canola para a cozinha doméstica.

5 - Preaquecer o forno é essencial para o bolo de cenoura

A regra vale para todos os bolos, mas no caso do bolo de cenoura ela é crucial: a receita precisa de um forno bem quente logo de cara. "Quando colocamos um bolo no forno é preciso dar a máxima potência ao fermento nos primeiros 20 minutos", explica Cecília. E controle a ansiedade: ficar abrindo a porta do forno a cada cinco minutos faz o ar quente escapar - e isso colabora para o bolo afundar na forma.

6 - A cobertura não precisa ser de chocolate

Parece sacrilégio, mas existem outras coberturas ótimas para o bolo de cenoura além de chocolate ou brigadeiro. Creme de limão siciliano, chocolate branco ou geleia de frutas são algumas opções para variar o sabor. "Bolo quentinho só com manteiga também fica uma delícia", diz Fabiano.

 

 

Receitas