Topo

Receitas nordestinas: 8 pratos para fazer em casa e se apaixonar

Do UOL

14/08/2017 04h00

O que o Nordeste tem? Entre todas as qualidades inesquecíveis, tem comida "da boa", para todos os paladares. E se o seu repertório parou no acarajé ou no máximo no baião de dois, dê uma espiada nesta seleção de receitas para animar o menu com tempero, história e muito sabor.

Rubacão Paraibano - Fernando Moraes/UOL - Fernando Moraes/UOL
Imagem: Fernando Moraes/UOL

Rubacão

Ele é apelidado de "risoto da Paraíba" e não é à toa: essa receita com arroz, feijão-verde, queijo de coalho e carne de sol é um daqueles pratos inesquecíveis. O nome, dizem, vem de uma espécie de pássaro, o arribação ou pomba-de-bando, com o qual se fazia o prato antigamente. Clique aqui para ver a receita.
 

Cuscuz nordestino - Alexandre Schneider/Divulgação - Alexandre Schneider/Divulgação
Imagem: Alexandre Schneider/Divulgação

Cuscuz nordestino

Para que não haja polêmica por causa do nome: esse aqui é o prato feito com farinha de flocos de milho e servido no café da manhã ou na hora do lanche. Se você tem família na região Nordeste provavelmente se lembra e ama (e vai dizer que a receita da mãe ou da avó é a melhor que existe). Tem versão doce e salgada e fica maravilhoso servido com um bom café. Confira aqui o modo de preparo e divirta-se.

 

Bolo Souza Leão - Fernando Donasci/UOL - Fernando Donasci/UOL
Imagem: Fernando Donasci/UOL

Bolo Souza Leão

Ele não é só um bolo - ele é patrimônio cultural imaterial do estado de Pernambuco desde 2007. A receita original data do século 19, vinda diretamente dos engenhos de açúcar da região, mas foi ganhando algumas adaptações com a passagem das décadas. A base da receita é o puba, ou massa de mandioca fermentada, facilmente encontrada nas casas de produtos nordestinos. Para conhecer a receita, clique aqui.

 

Bolinho de Estudante com Calda de Goiabada - Luna Garcia/Divulgação - Luna Garcia/Divulgação
Imagem: Luna Garcia/Divulgação

Bolinho de Estudante

Receita soteropolitana para adoçar a vida, à base de tapioca e coco. Dizem que a origem do nome era por causa de seu preço - um item do tabuleiro das baianas do acarajé que era bem acessível aos estudantes da capital baiana. Para ver o modo de preparo, clique aqui.

 

Canjica - Clara Gouvêa /UOL - Clara Gouvêa /UOL
Imagem: Clara Gouvêa /UOL

Canjica

Aqui, há uma certa polêmica entre Nordeste e Sudeste por causa do nome da receita. Para fins de esclarecimento, estamos falando da versão com milho verde, coco e canela polvilhada por cima, estrela de muitas festas juninas. Do jeito que é boa, ela não precisa ser restrita ao mês de junho! Clique aqui para ver a receita.

 

Lelê - Reprodução TV UOL - Reprodução TV UOL
Imagem: Reprodução TV UOL

Lelê

Mais uma estrela de festas juninas que merece destaque no resto do ano, o Lelê é feito com quirela de milho e toque de leite de coco. Para ver a receita, clique aqui. Os moradores do Espírito Santo podem dizer que conhecem esse prato nordestino muito bem: por lá, ele atende pelo nome de Muxá.

 

Paçoca de carne-seca - Gladstone Campos/Divulgação - Gladstone Campos/Divulgação
Imagem: Gladstone Campos/Divulgação

Paçoca de carne-seca

Porque paçoca não é só de amendoim e nem sempre é doce - aqui, ela vem com carne-seca, manteiga de garrafa e coentro (sim!) a gosto do cozinheiro. Para ver a receita, clique aqui.