Topo

Chocolate quente: veja truques para uma bebida que aquece corpo e alma

Juliana Bianchi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/06/2016 14h50

Não resta muito da bebida amarga preparada pelos maias há mais de mil anos no chocolate que encontramos hoje em dia - a não ser a certeza de que as sementes de cacau processadas realmente se tornam algo digno dos deuses quando servidas em uma xícara fumegante.

Uma das preparações mais saborosas e acolhedoras nos dias frios do inverno, o chocolate quente é daquelas receitas fáceis e rápidas de fazer: basta uma barra de chocolate e leite quente para ter satisfação imediata. Mas justamente por ter um número tão reduzido de ingredientes, é preciso atentar para a qualidade. “Chocolates com muita gordura hidrogenada e conservantes tendem a não derreter direito e ter gosto de parafina.”, explica Mariana Triveloni, da Chianti Chocommelier

O uso da versão é pó também não é recomendado. “O cacau em pó não dá muita untuosidade à bebida”, afirma o chef Bertrand Busquet, da Academia do Chocolate, em São Paulo. A restrição também vale para o leite desnatado, uma vez que textura aveludada e densa da bebida só é possível graças à gordura do ingrediente. Tanto que, para garantir um chocolate quente com cremosidade perfeita, Busquet é a favor de acrescentar partes iguais de leite e creme de leite na preparação. “Também pode juntar um pouco de polpa de fruta para dar um sabor diferente”, indica.

Para quem não abre mão do leite desnatado, apelar para um pouquinho de amido de milho ou uma gema batida na hora da fervura também é possível. Ainda que os puristas torçam o nariz para o truque, assim como para a adição de açúcar. “Se a quantidade de chocolate está balanceada não há essa necessidade”, diz Renata Feffer, da Cau Chocolates.

Questão de proporção
Mas qual a proporção certa dentro da xícara? Não há regras. É possível preencher ¾ de xícara com chocolate e amolecê-lo com o restante de leite para obter um chocolate quente digno de comer de colher. Ou mergulhar no leite uma barra referente à 1/3 da quantidade de líquido, método conhecido como submarino, para ter uma bebida mais fluida. “Mas vai do paladar e cada um”, completa Renata.

Para criar um blend só seu, tente combinar partes de chocolate ao leite e amargo com diferentes porcentagens de sólidos de cacau e finalize com raspas de laranja ou uma dose de licor, rum, vinho do Porto ou conhaque. “Mas cuidado para não exagerar e roubar o sabor do chocolate”, indica Mariana.

Usar o leite para fazer infusões de especiarias, como cardamomo, canela, cravo, pimenta, baunilha ou amburana, também é boa opção na hora de dar um toque especial à bebida e trazer mais aroma e sabor ao conjunto.

Antes de servir, lembre-se de aquecer a xícara por alguns minutos para manter a bebida quente por mais tempo. Derreter levemente o chocolate no micro-ondas antes de acrescentar o leite também é válido, mas cuidado para não queimar a massa: use intervalos de poucos segundos para o preparo. Agora é só aproveitar!