Topo

Quinteto japonês cria cerveja com wasabi em São Paulo

Carolina Oda, Carolina Okubo, Maíra Kimura, Yumi Shimada e Fernanda Ueno, da cervejaria Japas - Divulgação/facebook.com/JapasCervejaria
Carolina Oda, Carolina Okubo, Maíra Kimura, Yumi Shimada e Fernanda Ueno, da cervejaria Japas Imagem: Divulgação/facebook.com/JapasCervejaria

Do UOL, em São Paulo

20/01/2015 16h13

Wasabi, para a maioria das pessoas, é aquela pasta verde que acompanha sushi e sashimi no restaurante japonês. Na verdade, trata-se de uma raiz muito utilizada na culinária oriental  - e que acaba de virar ingrediente para uma cerveja de tiragem limitada vendida em São Paulo.

Trata-se da Wasabiru, produzida pela cervejaria Japas em parceria com a Cervejaria Nacional. Lançada na última terça-feira (19), a cerveja do tipo American Pale Ale também leva lúpulo japonês Sorachi Ace, desenvolvido no país nos anos 1970.

Wasabiru, cerveja co-produzida pela Cervejaria Nacional e pela Japas Cervejaria - Divulgação - Divulgação
Wasabiru, cerveja co-produzida pela Cervejaria Nacional, leva wasabi e lúpulo japonês
Imagem: Divulgação

O quinteto que comanda a Japas, fundada no fim do ano passado, é formado pelas cervejeiras Carolina Oda, Fernanda Ueno, Carolina Okubo, Maíra Kimura e Yumi Shimada.

Experiência na produção da bebida não falta: Maíra também é da cervejaria carioca 2cabeças, enquanto Fernanda é cervejeira da marca paulista Colorado. Carolina Okubo, por sua vez, é cervejeira da paulista Invicta.

A Wasabiru é a primeira cerveja produzida pelo grupo, que trabalha com o método cigano - isto é, alugando ou emprestando equipamentos de cervejarias maiores para produzir seus rótulos.

Ao todo, foram produzidos 650 litros da Wasabiru, disponível para venda na Cervejaria Nacional em copos de 320 ml (R$ 18) e 550 ml (R$ 26) enquanto durarem os estoques.