Topo

Produtor mistura cerveja e música para criar sanduíches diferentes

Sanduíche Black Hole Sun, feito com carne de panela com cerveja, é atração da Feirinha Gastronômica - Aline Soterroni/Divulgação
Sanduíche Black Hole Sun, feito com carne de panela com cerveja, é atração da Feirinha Gastronômica Imagem: Aline Soterroni/Divulgação

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

31/01/2014 17h40

Cozinhar tomando cerveja é uma atividade comum em churrascos ou almoços mais informais. Mas o produtor de conteúdo Cirilo Dias decidiu ir além e passou a cozinhar colocando a cerveja dentro da comida, com resultados surpreendentes. 

A culinária "a la bière" (com cerveja, em francês) tem pratos difundidos na França, Alemanha e Bélgica, mas é pouco conhecida no Brasil. "Eu mesmo conheço muito poucos restaurantes em São Paulo que sirvam comida feita com cerveja", explica Cirilo, que começou a criar pratos com os diferentes estilos da bebida para o site Birrinhas, que ele mantém junto com seus irmãos, Bruno Dias e Leonardo Dias Pereira. 

A página conta com um podcast sobre cervejas, onde eles analisam lançamentos. "Bebemos uma cerveja por bloco, no final ninguém conseguia mais apresentar o programa", explica. "A ideia de cozinhar veio por acidente. Decidi preparar uns hambúrgueres para comer antes da gravação e acabou dando certo". 

As receitas ganham nomes relacionados a músicas, "uma brincadeira entre irmãos, já que música e cerveja sempre estiveram presentes na nossa vida", diz Cirilo. Entre as criações do site estão um cheeseburger de coração de frango com cerveja de framboesa batizado como Heart of Gold (em homenagem à canção de Neil Young) e o Black Hole Sun, um sanduíche de carne de panela, que leva o nome de uma música do Soundgarden.

Para a carne de panela, foi escolhida uma cerveja do tipo Russian Imperial Stout, com teor alcoólico de 10%. "Ela é muito mais forte do que uma stout comum, parece até petróleo de tão espessa", diz Cirilo. 

Para o grande público
Aos poucos, as receitas com cerveja acabaram se tornando parte do site, não sem acidentes. "Jogo fora um monte de coisa! O que mais sai é coisa errada", explica Cirilo. A repercussão acabou dando confiança para que o Birrinhas se candidatasse a abrir uma barraca na conhecida Feirinha Gastronômica em São Paulo. 

Cirilo decidiu participar da seleção para o evento mesmo sem ter experiência no assunto. "Inscrevi duas receitas sem esperança, só para ver no que ia dar. E aí acabaram me chamando para apresentar o material para eles". 

Nos dias 2 e 16 de fevereiro, a barraca do Birrinhas vai servir o sanduíche Black Hole Sun para o público. Já nos dias 9 e 23 de fevereiro, o sanduíche escolhido é o Toscanha, com linguiça toscana e picanha. Neste prato, a cerveja não aparece no hambúrger, mas sim nas cebolas roxas que acompanham a carne, marinadas em cerveja do tipo Strong Ale e depois assadas.

Os dois pratos saem por R$ 20 cada e a barraca só aceita dinheiro como pagamento. A Feirinha Gastronômica está na Praça Benedito Calixto, 85, das 11h às 18h.