Topo

Curso em São Paulo mostra história e produção de cervejas especiais

Estácio Rodrigues, do Instituto da Cerveja, montou curso para ensinar a história da bebida - Divulgação
Estácio Rodrigues, do Instituto da Cerveja, montou curso para ensinar a história da bebida Imagem: Divulgação

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

23/01/2014 17h07

Para os curiosos que desejam aprender um pouco mais sobre como as cervejas artesanais são feitas, um curso em São Paulo apresenta os bastidores da produção da bebida, seus principais ingredientes e processos de fabricação, com direito a degustações em aulas práticas.

De acordo com Estácio Rodrigues, organizador do curso no Instituto da Cerveja, a ideia de dar aulas sobre o básico da bebida surgiu diante do interesse crescente do público sobre o assunto. "Após a abertura do curso profissional de Sommelier de Cervejas em 2010, inúmeros interessados no assunto apareceram buscando informações sobre os mais diversos tipos de cursos, incluindo cursos básicos", explica. 

As aulas serão ministradas pelo mestre cervejeiro Alfredo Ferreira, a sommelière e mestre cervejeira Kathia Zanatta e pelo mestre em estilos de cerveja Luís Celso Júnior. Com cinco aulas de três horas cada, os alunos vão aprender um pouco sobre a história da cerveja, as principais matérias-primas e técnicas de degustação.

Diversos estilos da bebida (como alemão, inglês e belga) serão apresentados em classe para análise sensorial e prática de técnica de harmonização. "Desejamos disseminar a cultura cervejeira através de um consumo consciente e moderado, porém prazeroso, levando informação de qualidade através de uma metodologia simples e gostosa", diz Estácio.

O curso custa R$ 750 e os primeiros inscritos ganham desconto de 10%. Para participar, é preciso entrar em contato com o Instituto da Cerveja pelo telefone (11) 95946-0244 ou então pelo site da escola.