D.O.M. de Alex Atala é eleito 4º melhor restaurante do mundo

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Alex Atala, o dono do quarto melhor restaurante do mundo

    Alex Atala, o dono do quarto melhor restaurante do mundo

O restaurante D.O.M., do chef brasileiro Alex Atala, ficou em 4º na lista "World's 50 Best Restaurants" (50 melhores restaurantes do mundo, em tradução livre), segundo a revista britânica "Restaurant". A casa é a única da América Latina a figurar no ranking dos dez melhores do mundo divulgado nesta segunda-feira (30), em Londres. O primeiro lugar do "World's 50 Best Restaurants" ficou pelo terceiro ano consecutivo com o dinamarquês Noma, do chef René Redzepi. Em segundo se manteve o El Celler de Can Roca (Espanha) e em terceiro o Mugaritz (Espanha).

É a sétima vez seguida que o D.O.M aparece na disputada lista e, a cada ano, em uma melhor posição. No ano passado, alcançou a 7ª posição, confirmando a ascensão em relação às edições anteriores. Em 2010, estava em 18º; em 2009, ficou com o 24º lugar; em 2008, obteve a 40ª posição; em 2007, em 38º lugar e em 2006, ficou em 50ª.

Além do D.O.M., outros dois restaurantes brasileiros figuram na lista: o  Maní, dos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo, que subiu da 74ª para a 51ª e o carioca Roberta Sudbrack, da chef  Roberta Sudbrack, consta pela primeira no ranking na 71ª posição.

A lista é organizada anualmente pela revista britânica "Restaurant". O ranking final é formado a partir de votos de mais de 800 jurados ligados à gastronomia em vários cantos do mundo, entre jornalistas, escritores, nomes da indústria e especialistas culinários. Os restaurantes são escolhidos porque oferecem muito mais do que simplesmente comida boa. São avaliadas, também, a experiência de jantar, a inovação e a arte.

Galinhada para comemorar

Atala retorna ao Brasil no fim da semana e comemora no sábado (5) o resultado da premiação durante a tradicional galinhada no seu restaurante Dalva e Dito. As meninas do De Polainas, a DJ Nega Nervous e o sambista Nereu do Pandeiro já foram escalados para comandar a festa que terá pão na chapa e pingado na madrugada. A Galinhada começa à meia-noite e pelo preço de R$ 59 o cliente se serve à vontade. Bebidas, serviço e valet são cobrados à parte.

Confira a lista dos sete primeiros colocados deste ano:

1 - Noma (Dinamarca)

2 - El Celler de Can Roca (Espanha)

3 - Mugaritz (Espanha)

4 - D.O.M. (Brasil)

5 - Osteria Francescana (Itália)

6 - Per Se (EUA)

7 - Alinea (EUA)

8 - Arzak  (Espanha)

9 - Dinner (Reino Unido)

10 - Eleven Madison Park of (EUA)


Veja a lista dos dez melhores restaurantes do mundo de 2011:

1 - Noma (Dinamarca)

2 - El Celler de Can Roca (Espanha)

3 - Mugaritz (Espanha)

4 - Osteria Francescana (Itália)

5 - The Fat Duck (Reino Unido)

6 - Alinea (EUA)

7 - D.O.M. (Brasil)

8 - Arzak  (Espanha)

9 - Le Chateaubriand (França)

10 - Per Se (EUA)

UOL Cursos Online

Todos os cursos