Topo

Natal à Italiana: veja pratos que não podem faltar na ceia do país

Panetone de frutas - Getty Images
Panetone de frutas Imagem: Getty Images

24/12/2019 13h22

O Natal é uma das principais celebrações do ano na Itália e durante a semana do feriado, milhões de pessoas se movimentam como podem para preparar a tradicional ceia. O ritual é uma ótima oportunidade para saborear pratos típicos das regiões do país, que vão do panetone até o pandoro.

A agência Espresso Communication fez um estudo para a Vitavigor com a opinião de 60 chefs de cozinha da Itália para saber quais são os pratos que não devem faltar na mesa durante a ceia.

A primeira posição ficou com o panetone, doce milanês que é um dos símbolos da gastronomia natalina do país.

Atrás do pão que ficou famoso no mundo inteiro está as carnes curadas, do presunto cru ao salame, enquanto a terceira posição foi atribuída aos tortellini, um prato muito popular na região da Emília-Romagna.

"As clássicas mesas de Natal são o momento ideal para saborear produtos e pratos tradicionais, e é precisamente nessas ocasiões especiais que produtos típicos como panetone, tortellini e salame possuem um verdadeiro 'boom' de pedidos", disse Federica Bigiogera, gerente de marketing da Vitavigor.

tortellini in brodo, matéria Modena - Divulgação - Divulgação
Tortellini in brodo
Imagem: Divulgação

Rosanna Marziale, chef do restaurante Le Colonne, em Caserta, explicou que na ceia de Natal não pode faltar struffoli, enguias fritas, panetone e uma salada com couve-flor cozida, azeitonas verdes, pepino, cebolinha, pimentão e anchovas, acompanhadas por pão.

Já para Andrea Valentinetti, chef do restaurante Radici, em Pádua, entre alguns pratos que não podem faltar na noite de Natal estão a galinha de Polvevara e bolos caseiros.

Entre os blogueiros de gastronomia, Luisa Ambrosini, criadora do Heels and Pots, a mesa de Natal precisa ter salmão defumado, lasanha e aperitivos com pão de forma. Para ela, a refeição deve terminar com um bom panetone.

Teresa Balzano, fundadora do Peperoni e Patate, a ceia de Natal ideal precisa ter bacalhau, frios para aperitivos e tortellini.

O jantar é finalizado com panetone, no qual ela considera um "grande cavalo de batalha".